Uma reflexão sobre os erros.

Repetimos com muita freqüência que aprendemos com os nossos erros. Grande verdade.

Aprendemos também, que devemos nos esforçar para não errarmos, para fazermos as escolhas certas.

Mas, como sabermos que todas as nossas escolhas estão certas, se não tentarmos?

Aí erramos e passamos a nos culpar, ou a alguém que possa estar envolvido, direta, ou indiretamente com nossa má escolha.

Envelhecemos justamente para que possamos aprender com os nossos erros e aprendermos também, que não é só nos acertos que encontramos a verdade.

Revendo os enganos, as más opções e o resultado que provocaram, percebo que através deles, encontrei soluções que não teria percebido se tivesse trilhado somente o caminho mais tranqüilo.

Diante da necessidade de acertarmos sempre, passamos a nos encolher, a nos acomodar. Aí é fácil não errar.

A ação provoca reações e aprendi que nem toda ação má, tem como resultado algo ruim. Se aprendemos com os nossos erros, eles são tão necessários quanto os acertos.

Não pretendo fazer uma apologia do erro, mas sim, aliviar a culpa de tantos de nós, que pensamos nos encontrar no desvio, por um, ou outro erro cometido.

Procuremos acertar, mas não façamos drama de erros ínfimos. Diante de grandes problemas a solucionar, tenhamos calma, ponderemos, reflitamos para chegarmos tão perto, quanto possível, das soluções mais acertadas.

29/11/2010