Exibicionismo

Segundo relatos da história, há tempos distantes, as pessoas que conquistavam alguns bens materiais se destacavam e mantinham uma vida bem tranquila em relação aos demais que não tinham a mesmas condições e, os menos favorecidos dependiam destas pessoas de melhor situação para ter um trabalho, pela manutenção de suas sobrevivências e assim sucessivamente...

A vaidade praticamente não existia. As regras, autoritarismos das famílias e outros segmentos eram seguidos ao “pé da letra” para conservar os valores morais e religiosos. Tudo era aceito devido às superstições de diversos tipos e o temor por essas crendices. As pessoas entendiam que eram pobres porque “Deus” as designou assim e, por resignação, obedeciam se tornando subordinadas.

Com o passar dos anos, a evolução natural das pessoas, as necessidades de mudanças e o crescimento das populações, houve a necessidade de se aprender técnicas e evoluir os conhecimentos para suprir a demanda das populações. Com esta dinâmica, muitos desenvolveram valores negativos, entre eles, sentimentos de ambição e egoísmo. A partir daí, começou uma concorrência sócio econômica.

Hoje, com o passar dos tempos, com todas as evoluções tecnológicas e os conhecimentos da humanidade, outros sentimentos negativos foram surgindo e contribuindo para os mesmos perderem seus valores. Tudo isso foi transferido para as personalidades destas pessoas a ponto de cometerem atos de injustiça com os menos favorecidos, criando uma sociedade desigual, fazendo uma separação de classes sociais, provocando um grande contraste...

As pessoas, hoje, com melhores instruções e poderes aquisitivos desenvolvem seus potenciais mais facilmente e conseguem ter mais facilidades de acesso à educação, à profissionalização, além de adquirir bens materiais e outros benefícios. Por outro lado, a maior parte dessas pessoas, não se contentando com suas conquistas, está sempre querendo mais...

Criam uma postura de status querendo provar seus poderes e usam esta condição em forma de exibicionismo, aproveitando-se destes privilégios. Tornam-se pessoas arrogantes apenas com intuito de suprir suas vaidades pessoais, estão sempre buscando formas de concorrer com as “pessoas chamadas de classes médias e altas e celebridades que aparecem nas divulgações da mídia...”

Pensamentos de José Deoclecio de Oliveira

José Deoclécio de Oliveira
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 08/12/2010
Código do texto: T2659850
Classificação de conteúdo: seguro