CILADAS

A juventude precisa perceber que os meios por ela utilizados para protestar contra a sociedade ou para inventar uma outra paralela (veja, por exemplo, a moda punk, a dieta natural, as seitas e os gurus) não levam a nada em termos de transformação, além de desgastar o próprio conceito de impulsividade inovadora da juventude enquanto voltada para a realidade como um todo.

Tentar uma saída individual ou, digamos assim, “visual” para os problemas do mundo e da própria juventude, me parece que é estar fazendo o jogo dessa mesma sociedade que criticam, ou seja, aquela que aliena a todos e que busca fazer o mesmo com aqueles que criticam a alienação por ela promovida.

Assim, se os jovens de repente aderirem todos ao nudismo, não estarão conseguindo nada com isso porque a sociedade irá absorver essa manifestação tirando dela a possível carga de revolta e devolvendo-a para o público jovem como sendo “a última moda do verão tropical”.

Mais uma vez os jovens estarão enquadrados num esquema previamente elaborado no sentido de esvaziar e ridicularizar o conteúdo revolucionário da juventude, além de promover um descrédito total em sua capacidade de mudança.

Portanto, se os jovens quiserem (e devem realmente) dessacralizar e desmistificar, devem começar por aí, ou seja, veicular através de sua vivência um corpo de idéias elaboradas de acordo com um projeto filosófico e, se possível, estético.

Milton Rezende
Enviado por Milton Rezende em 27/12/2010
Código do texto: T2693751
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.