Sermão da Alma

Por que esta mensagem se intitula “Sermão da Alma?” Por que ela é a posse mais importante que você tem.

Ouso afirmar que a alma é mais importante que o corpo. Embora alma e corpo sejam indispensáveis para termos uma vida tranqüila, feliz e pacífica, existe uma escala de importância entre ambos, e a alma está um degrau acima. O próprio senhor Jesus diz: “que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?” Mas quanto ao corpo ele diz: “Se você tem um corpo perfeito, com dois olhos, e um deles te leva ao escândalo, arranque-o! Melhor entrar cego na vida, que tendo dois olhos e ser lançado no inferno. Se tua mão direita te escandalizar, arranque-a e jogue fora. Melhor entrar maneta na vida eterna que tendo duas mãos ser lançado no inferno.” Concluímos que o corpo está um degrau abaixo da alma, mas não menos importante.

A alma humana é muito importante por ser a sede de todos nossos sentimentos. Todos os sentimentos que você tem estão sediados em sua alma, ao ponto de um provérbio chegar a dizer: “se a mente for sã (a mente aqui é sinônimo de alma), o corpo ficará são”. Isto significa que a sede dos sentimentos humanos deve ser bem tratada, do contrário, ela começará a desenvolver psicoses e neuroses.

O que são psicoses e neuroses? São as doenças da alma. Assim como você sofre de dores de cabeça, dores na barriga, nas costas (doenças do corpo), existem as doenças da alma: psicoses e neuroses. A diferença entre as doenças do corpo e as da alma, está na dificuldade em curá-las. É mais complicado ser curado das psico-neuroses, que de uma enxaqueca ou uma sinusite.

Isto é tão problemático, que se desenvolveu com o passar dos tempos uma ciência chamada “psicologia”. Ela existe para ajudar o homem a vencer os bloqueios e traumas que recebeu ao longo de sua existência.

Aquelas informações que você recebeu quando era criança, ou adolescente; aquilo que te aconteceu lá atrás (se foi uma dor de cabeça já foi curada), se foi um trauma você veio trazendo dentro da mente, dentro da alma, veio se desenvolvendo...

A psicologia é uma ciência que ajuda a pessoa a se desbloquear, se liberar, se curar das neuroses e psicoses, afim de que ela não carregue a vida inteira um fardo pesado nas costas (uma mochila cheia de pedras!), o que a faz andar sempre arqueada, sempre se remoendo, tendo reminiscências (lembranças ruins do que aconteceu antes). Lembranças do passado que podem se eternizar, se perpetuar, se repetir no dia presente. Entende?

Rogério de Sousa
Enviado por Rogério de Sousa em 06/01/2011
Reeditado em 07/01/2016
Código do texto: T2713363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.