Pensamentos - N° 002

Educação. Assunto delicado, importante e que deveriam entrar em questão plena e absoluta no senado nos próximos anos.

Temos hoje vários temas em relação a educação, porém, a única coisa que vimos são erros em todas as partes. A começar pelo Enem deste ano, que se resume a uma palavra: vergonha.

Salários melhores para professores? Não exatamente dinheiro, seria a razão do "problema". Deveríamos pensar , na verdade, em dar estrutura para um professor trabalhar, valorizar a profissão e fazer com que haja um certo prazer em se dar aula. Atualmente, a profissão de educador está cada vez mais deixada de lado, exatamente por isso.

Temos hoje uma pressa em se fazer uma reforma na educação. Vemos crianças e adolescentes cada vez menos interessados em escolas e cada vez mais ausentes das aulas, mesmo que estejam dentro de uma sala de aula.

O que vemos é o interesse em se fazer NÚMEROS. o governo está adorando "ENFIAR" alunos nas faculdades. Os alunos de faculdades estão decaindo o nível da educação básica. Revisões fazem partes de todos os semestres, tentando suprir o que não foi feito antes. No tempo certo.

O resultado disso? Cada vez menos pessoal realmente capacitado. As empresas grandes, estão mantendo os funcionários mais antigos, com medo do que virá de novo. vemos e-mails, escritas de pessoas que fazem FACULDADE, extremamente horríveis. Inaceitáveis. Onde vamos parar?

Temos que fazer uma reforma urgente!

Os EUA e alguns os países emergentes estão com mais de 98% de estudantes que ingressam na faculdade quando terminam o colégio. No Brasil a nossa taxa é de 70% de alunos que sequer terminamo ensino médio. Isso é bom? É ridículo!

Isso vai explodir quando ? Daqui alguns anos, quando precisarmos realmente de profissionais especializados, de engenheiros, médicos, entre outros.

É esperar pra ver...

P.S.: Por que dos cachorros? Ah! Adoro cachorros! Acho eles os MELHORES amigos...