O Privilégio do Artista

O prazer nos chega pelos sentidos. É pela pele que sentimos o toque de alguém que amamos. São pelos olhos que sorvemos a linda manhã de domingo. É pela boca que nos deliciamos com aquela deliciosa torta holandesa. É pelo nariz que nos impregnamos com o balsámo que nos traz uma lembrança verdadeira. É pelo ouvido que vibramos com as palavras ditas: "eu te amo", como acordes de Vivaldi. É pelos sentidos que percebemos a vida fluir, lá fora, na realidade. E aí chegamos ao que quero dizer: são os artistas aqueles que mais se beneficiam da vida intensa , porque aprendem a treinar seus sentidos para colher os frutos dessa realidade. Em carta a Théo Van Gogh, Vicent Van Gogh escreve: "se você visse as oliveiras dessa época!... A folhagem prata velha e prata verdejante contra o azul. E a terra lavrada alaranjada. É algo de uma delicadeza, de uma distinção!". Aposto que se olhássemos a mesma paisagem, muitos diriam: "é mato". Mas ele não, olhou no detalhe. É isso que temos que aprender, a sentir no detalhe, sentindo assim poderemos decifrar a pessoa ao nosso lado, poderemos ver Deus em cada coisa. Eu sou assim, desde pequeno. Ao ponto de me chamarem de louco. E quando dizem: "louco!", eu digo:" graças a Deus!"

Sérgio Caldeira
Enviado por Sérgio Caldeira em 11/01/2011
Código do texto: T2722761
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.