Questões supremas da filosofia

Existem duas questões fundamentais em relação às quais nenhum ser humano deveria ficar indiferente:

1. A questão do ser: O ser humano é uma realidade mortal ou imortal ? A resposta a esta questão é indispensável para a compreensão da nossa essência, pois não existe meio termo - ou continuaremos existindo após a morte ou não. Se não houvesse uma continuidade existencial, todas as conquistas humanas e todas as lutas não teriam sentido. Voltaire dizia que se Deus não existisse teríamos que inventá-lo o mais rápido possível. Da mesma forma, podemos dizer que se a imortalidade da alma não existisse teríamos que inventá-la com urgência.

2. A questão da ordem cósmica: Admitindo-se que somos seres imortais, uma pergunta se impõe - Somos livres para fazer o que quisermos ou não ? Existe algum tipo de ordem ou lei que comandaria o Universo ? Se existe, o que isso tem a ter conosco ? Temos que obedecer a essa lei ? E se não obedecermos, haverá consequências, teremos algum prejuízo ? Todas as grandes doutrinas religiosas e filosóficas afirmam que há uma lei universal que podemos chamar de lei de causalidade - cada atitude produz consequências que nos afetam diretamente. Se fizermos um bem, receberemos consequências boas e agradáveis. Se fizermos um mal, receberemos consequências ruins, estaremos criando futuros problemas e dores. A lei universal não proíbe nada, podemos fazer o que quisermos, mas sempre haverá consequências. O processo é semelhante a um bumerangue - quando o jogamos, ele sempre volta para nós. Se amarrarmos uma flor, receberemos de volta uma flor. Se amarrarmos nele uma bomba, ela voltará e explodirá em nós. Pense nessas duas questões.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 17/01/2011
Código do texto: T2735013
Classificação de conteúdo: seguro