Mulher não "Engravida"!!

- Você Não engravidou!!!! você foi engravidada pelo seu namorado, ou “ficante”, ou sei lá o que...

Eu disse isso com tamanha indignação, que o espanto dela talvez não tenha sido maior que o meu...as vezes não sabemos a intensidade de nossas convicções, até que elas nos batem à porta.

Claro, é ela que vai gestar durante 09 meses, vai enjoar, engordar, inchar e tudo o mais que é normal numa gravidez. Contudo eu não podia deixar que acreditasse que ela tinha “engravidado” e que a culpa por ter “engravidado” era dela. Não dá para levar adiante um raciocínio tão cretino. Um raciocínio bem comum, mas nem por isso, menos cretino.

Mulher não “engravida”, mulher é engravidada por um homem.

Claro tem aquelas que fazem inseminação artificial, mas vamos deixar de lado estes casos, porque afinal, a maioria não tem “cacife” para pagar um tratamento destes...

Portanto, no mais, “mulher não engravida” e ponto final.

Voltemos então às mulheres que são engravidadas, ou que ficam grávidas de seus parceiros, namorados, ficantes, etc...

Ficam grávidas porque não tomaram cuidados, pílula ou sei lá o que, e isso vai gerar transtornos em sua vida. Sim porque filho é para a vida toda e quando ele vem sem planejamento, as conseqüências são para toda a vida.

Gravidez não é uma questão de culpa é uma questão de cuidados, da mulher e do homem. Isso para deixar de lado a questão óbvia da responsabilidade, dada é claro a sua obviedade e não a sua importância!!

Homem que deixa a mulher grávida e depois questiona a gravidez é no mínimo irresponsável e num outro patamar, no mínimo covarde, isso para não falar no mínimo, em cinismo.

Homem que não quer ter filho, que assuma a responsabilidade, que se cuide e que cuide de si.

Deixar uma mulher grávida e depois ficar indignado com a gravidez é um disparate. Muito freqüente, comum e aceito, mas ainda sim um disparate e como tal deveria ser tratado socialmente.

Alguns dirão e nisso estarão certos, que no final das contas é a mulher quem vai cuidar, educar, etc... Mas isso só acontece porque temos uma cultura que ainda trata a questão da gravidez como uma responsabilidade meramente feminina, uma cultura que aceita que “mulher engravida” e aceitando isso, aceita também a covardia masculina da fuga.

Ainda ouvimos e com freqüência a mulher questionar: você vai assumir?? A esta pergunta infame, que muitas mulheres fariam, vou sequer tecer considerações, até porque, me parece patente que estas considerações que eu faria, seriam também óbvias!!

Então vou ser repetitiva. Mulher não “engravida”. E ponto.

(Valéria Trindade)