O Bem e o Mal

Tanto o Bem quanto o Mal não passam, individualmente, de um fruto cultural. São apenas extremos e um não teria valor sem o outro. Há 2000 anos que Judas é sinônimo de traição e foi mais crucificado que o próprio Cristo através da História.

Entretanto, se ele era o tesoureiro do grupo e sempre cuidou da parte financeira, que interesse teria em trinta moedas? E se realmente tivesse traído seu Mestre por interesse, por que o suicídio em seguida? Essa história está mal contada...

Bin Laden é tido como um terrorista e personifica no Ocidente o Mal que os EUA abominam, mas ele foi treinado pela CIA. Poucos meses após o fatídico 11 de setembro, quando mais ou menos 3000 americanos morreram nos EUA, uma guerra civil que já durava quase três décadas teve fim imediato em Angola. Cito esse exemplo porque estive lá e constatei pessoalmente (através de pesquisa e entrevistas a cidadãos e autoridades angolanas) a influência exercida respectivamente por outros países (Rússia-China/EUA) no apoio ao Governo constituido ou à Unita (partido de Oposição) que tentava derrubar o governo eleito. Claro que tudo isso envolve interesses comerciais... A guerra civil só acabou porque os EUA interromperam o financiamento à Unita. Quando um não quer (ou não pode) dois não brigam.

E isso só aconteceu porque Bin Laden intimou os EUA a interromper imediatamente o financiamento ao terrorismo no mundo todo através do fomento às guerras civis em países que aparentemente nada tem a ver com os americanos - que inclusive são mandados para morrer em regiões distantes sem sequer saber por quê.

Mais de 50 mil americanos morreram no Vietnã e, o que é pior, um terço deles depois que o presidente Nixon e seu assessor de segurança nacional Henry Kissinger tomaram a decisão de que a guerra naquele país não poderia ser vencida; ou melhor, que os Estados Unidos não mais tentariam vencê-la. Mantiveram essa decisão em segredo e não interromperam as convocações...

A “fábula” de Adão e Eva personifica o Mal através da maçã (instigado pela serpente). E o que seria a maçã senão o órgão ou relacionamento sexual? E o que seria a serpente senão o instinto ou libido? A vida na Terra seria extinta sem esses instintos naturais (tanto na fauna quanto na flora). Como ficaria, então, o “crescei e multiplicai-vos”?

Tudo isso para dizer que o Mal é um conceito e, como tal, sujeito a distorções ou interpretações preconceituosas. Claro que a intenção aqui é fomentar o debate construtivo em busca de uma compreensão melhor do mundo que nos rodeia e nos afeta.

Não é apologia a nada, apenas pensamentos soltos em busca dos elos culturais e seus reais significados nos signos que cada cultura usa para representar sua visão de mundo, de vida, de moral e de interesses - coletivos ou pessoais (principalmente em relação a seus governantes).

Portanto, a definição do que possa ser considerado Bem ou Mal é muito relativa - uma coisa é o que o dicionário nos mostra, outra é o que o olhar de cada um permite ver (com ou sem distorção)!

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 24/01/2011
Reeditado em 24/01/2011
Código do texto: T2748898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.