Existem apenas três cores?

Bom, você já deve ter ouvido falar muito em cores primárias:

(Mas vou repetir aqui: Azul, amarela, vermelha) são as cores primárias, e na fusão ou nuanças delas se criam milhões de outras. Isto é mais conhecido. Começo primeiramente por aí.

Depois, já reparou que a televisão a cores é uma ilusão de ótica?

É! Vejo isso, porque só existem três cores lá! Verde, azul e vermelha. Nem há amarela.

Se duvidar de mim, veja por si mesmo, veja com uma lente de aumento e verá apenas três cores minúsculas, ora uma mais acesa, ou menos luminosa, e nestas variações de luminosidade a nossa mente vê todas as cores. A ausência delas, torna a tela escura. Elas todas fortes faz a tela ficar branca. E assim por diante. Já pensou explicar cada cor com cada luminosidade e intensidade de luz? Faria aqui um escrito enorme.

A cor dos olhos humanos. São só três também:

Olhos pretos;

Olhos castanhos;

Olhos azuis.

Não existe variação de olhos de cor preta. Se existisse seria cinza?

Sei lá, não existe simplesmente.

Olhos castanhos são os mais diversificados. O mais escuro se assemelha à cor preta dos olhos, que é uma cor linda e raramente alguém tem, embora seja dominante, e existe uma gama gigante de castanhos, castanhos médios, mel, castanhos-esverdeado, e assim por diante, e olha que castanho se mistura com verde. Sabe por quê?

Porque o verde seria o castanho mais claro, que é verde, e se ele for um verde com um pouquinho de castanho, aí já começaria a escala até o castanho escuro, cor que meu filho tem nos olhos. Por isso, que não alistei os verdes. Já ouviu alguém dizer que tinha olhos azuis e ficaram verdes depois? Geneticamente e pela razoabilidade isto é impossível. São cores distintas, o que acontece é a pessoa não verificar com exatidão. (Quando a criança nasce pode ainda estar indistinta e confundir algumas vezes). Ou é azul ou é verde. Não mudam de cor com o tempo. São bem distintas. Embora sei que muitos contestariam, e eu respeito. Se eu achar que meus olhos são amarelos, eu acho assim e pronto... Nem sou oftalmologista, não é mesmo? Mas se um dia pesquisar, se for do interesse...

Os olhos azuis, podem ter variações, dentro do próprio azul, nunca você vai encontrar alguém de olhos azuis com leves nuanças de castanho no meio deles, (só se for pura raridade, nunca vi) porque é uma cor distinta. Por isso que não tem verde também nos azuis, eles fazem parte do castanho. Mas os azuis variam de tons, e alguns parecem vítreos, alguns um pouco opacos, bom, isto é que na minha família, irmãos de minha mãe, há pessoas assim, e eu notei pessoalmente, tenho um primo de olhos azuis, não verdes. Tenho tios de olhos verdes também. E minha irmã tem olhos verdes. É outra coisa. Basta colocar uma pessoa perto da outra para ver que são diferentes. Os meus olhos são uma mistura de castanho com verde, o que confere uma cor parecida com mel dependendo da luminosidade ou escuros dependendo do ambiente.

Essa coisa de ser três cores em algumas coisas, como base, não quer dizer que seja uma filosofia, ou algo relacionado, ou uma entrelinha, é apenas uma observação. Uma observação que algo começa simples e depois pode expandir infinitamente. E que não se pode subestimar mesmo uma formiga. Nem um micróbio. Olha que antigamente, quando as pessoas não tinham microscópios, achavam que não havia vida tão pequena, e como elas atuavam na vida, na natureza, enfim, as coisas menores e as mais simples, podem ser as mais poderosas em muitos momentos. Por exemplo, você é capaz de subestimar os vírus? Praticamente são como se nem existissem, de tão pequenos, e que estragos podem fazer! Os átomos são menores ainda, impossíveis de se verem, e ainda assim, todas as matérias, incluindo sólidos, líquidos e gasosos, são formados por eles. E observe uma coisa contraditória: dizem que as coisas envelhecem, não é mesmo? E estes átomos que estão no seu próprio corpo, e nas demais coisas, quantos bilhões de anos têm? Por que eles não envelhecem, não se gastam? Como são tão estáveis? Claro que podem ser desestabilizados, isso já foi provado pelas reações nucleares. O sol transforma todo dia hidrogênio em hélio. Mas normalmente eles ficam sempre como estão, nunca mudam, mesmo se interagindo com outros, formam moléculas, etc. Coisas tão pequenas, apenas três cores, e tudo isso para se escrever, apenas um comentário de alguém que nota o mundo. Se algo estiver errado aqui, retrato-me, com certeza. Desde que seja provado... Abraços poéticos.

PS ... Por que no arco-íris há sete cores? rsrsrsrsrs Há sete mesmo?

Refletir de vez em quando não é perder tempo. É bom para desvendar algo ou aquela incomensurável curiosidade humana de descobertas de além mar!!!!

Wanderson Benedito Ribeiro
Enviado por Wanderson Benedito Ribeiro em 01/02/2011
Reeditado em 13/11/2013
Código do texto: T2766045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.