Coisas gratuitas...rsrssrs

Existem muitas coisas gratuitas...

Deixe eu perguntar: como você pronunciou esta palavra??? rsrsrs

Pronunciou: Gratuitas... não importa, como disse, o importante é ser entendido, mas para quem observa com cuidado, a maioria expressa com acento no "I", seria assim a maneira certa de grafar: Gratuítas, com acento no "i". Mas vejo que na grafia não tem este acento. Bom, existiam antes, e não sei se existem ainda, os Jesuítas. Note que neste caso tem acento no "i". Senão você diria Jesuitas. rsrsrsrs E antes do "i" havia a letra "u", o que não impede o "i" de ser acentuado, caso a entonação exigisse. Bom, acho que vou chamar o Pasquale para me explicar. Notei também a palavra "muito". Nós não falamos M U I T O... alguns de nós pronunciamos M U I N T O, será que o "i" aqui é nasal??? Pode ser. E que dizer daquela palavra que sempre digo e pergunto a professores de Português. Se depois do N, R, L, P, e se houver outra consoante, eu não recordei no momento, mas estas já bastam, elas dizem que o "s" imediatamente depois delas têm fonema "s" e não fonema "z". Por exemplo, bíceps, psiu, psicologia, (você não pronunciaria pzicologia!!! rsrsrsr), arsênio (não seria pronunciado "arzênio", enfim, deu para entender, espero. E agora com "N", você escreveria "hortênsia", nome da flor e até de cor, "ansiedade", "ânsia", "insuficiente", note que nenhuma destas palavras são com fonema Z depois de N. Portanto, por que se proncuncia TRÂNSITO, com fonema "z", sendo que antes vem "N"? Não estaria em contradição com todas as outras palavras, o problema talvez seja de costume, etimologia, ou outra coisa, como exceção à regra. Sei lá. Gostaria de ouvir uma explicação do Sr. Pasquale, talvez ele já tenha falado sobre isso, mas pouco leio. Aliás, só quando sou obrigado ou obrigado a agradecer, que é a origem da palavra "obrigado", sendo: Sinto-me obrigado a agradecer, algo assim. E, simplificando: Obrigado!!!!!! Já os castellanos não se sentem obrigados a agradecer, já vão dizendo Gracias, ou os italianos também, com forma similar, que bem sabe.

Mas aumentado o assunto e falando de coisas "gratuitas",

veja que o sol é gratuito, senão logo vão inventar um imposto. Cada vez que for usar a luz do sol terá que pagar um imposto, ou um imposto diário pelo uso da luz solar. Que acha? Ou imposto do uso do ar? Ou venderem oxigênio, bom, o ar é mais que oxigênio, visto que só oxigênio faria mal sendo sozinho na atmosfera. Imagine quantos incêndios aumentariam, ou se o oxigênio puro não causaria problemas diversos, sendo um já citado, mas há equilíbrio e misturas, assim como os idiomas e a linguagem nossa e de tantos outros povos.

A água é gratuita, ou era antes. Mas agora que há muita poluição, e há tratamentos e busca por água mineral, nem sempre é gratuita, pois exigiu gente trabalhando, e, por isso, temos que pagar pela água.

A noite é gratuita, ou seria paga também???? rsrsrsrs

A lua é gratuita também, você pode olhar a ela, quando for possível, sem se preocupar em pagar alguma coisa. É gratuita.

Mas nem sempre coisas boas são gratuitas.

Muitos vírus são gratuitos.

Muitas bactérias são gratuitas.

Muitas doenças são gratuitas. Não precisa pagar para pegar resfriado,

a morte também é gratuita, se bem que hoje em dia é preciso pagar o cemitério, o enterro, enfim, se o falecido não pagou antes, os parentes talvez tenham que pagar... puxa! Pode isso? rsrsrs

Wanderson Benedito Ribeiro
Enviado por Wanderson Benedito Ribeiro em 01/02/2011
Reeditado em 01/02/2011
Código do texto: T2766214
Classificação de conteúdo: seguro