O PRECONCEITO EM PSIQUIATRIA

O PRECONCEITO

Na maioria das vezes temos o costume de guardar as primeiras informações sobre algum assunto, mas nem sempre estas idéias são reais.

Para citar uns exemplos, ouvimos falar que o amendoim, o ovo, o abacate, o café, para citar apenas alguns, eram nocivos à nossa saúde e por isto os evitávamos por medo de nos causarem algum mal.

Hoje a Medicina descobriu que eram idéias erradas: o amendoim, como a castanha de caju, são compostos por gorduras que nos fazem bem, pertencendo ao grupo que favorece o aparecimento do Colesterol bom, o HDL. Também o ovo e o abacate tem mais gorduras boas que as prejudiciais.

O café se tomado em pequenas porções (até seis xícaras pequenas por dia) estimulam o nosso Sistema Nervoso e o Coração.

Da mesma forma, as pessoas que buscavam ajuda dos Psiquiatras eram tidas como "doidas" e até hoje vemos pessoas que nos pedem para guardar silêncio sobre sua consulta, silêncio este, que todo Médico, não só o Psiquiatra é obrigado a guardar.

O que as pessoas temem, na verdade, é serem taxadas de doentes, quando na verdade em Psiquiatria não usamos mais este termo, mas sabemos que podemos apresentar alguns Transtornos, sendo a Depressão e a Ansiedade os mais comuns.

Na maioria das vezes estes Transtornos são causados por situações que aparecem como consequência a problemas angustiantes (estresse) e que já transformou o Brasil em 2009, no primeiro país em estresse no mundo.

O estresse leva as pessoas a sentirem-se "trancadas num túnel", de onde se criam os transtornos citados.

Quem procura ajuda do Psiquiatra nunca será um "doido" ou "dependente de drogas". Os medicamentos, se for necessário o seu uso, será com plena consciência do Psiquiatra e levarão as pessoas a terem mais lucidez e a perceber onde algo não funcionou e o porque de tudo isto.

Assim quem procura o Psiquiatra entende que podemos não acertar sempre e que se nos sentirmos com dúvidas, devemos buscar quem nos ajude. Estas pessoas estão mais conscientes que cerca de 80% da população, que infelizmente, ao se verem com dúvidas sérias, fingem estar bem, procurando fugir da realidade com compras desnecessárias, passeios e festas, para tentar enganar aos outros de estar sem problemas.

Muitas vezes se enganam para não perceberem o túnel que as sufoca.

Assim eu repito o que penso sempre:

"SÓ DIZ QUE NÃO ERRA, QUEM QUER FINGIR SER PERFEITO".

______________________

rdletras@drmarcioconsigo.com