O CRISTIANISMO É UMA CURA!

Na minha infância onde tive contato com diversas “historinhas”, lembro-me de uma conhecidíssima que é a do Ursinho Puff. Certo dia Puff foi passear na floresta. Era uma linda manhã, quase hora do almoço, momento perfeito para se visitar um bom amigo. Desta forma, Puff começou a atravessar um córrego pisando nas pedras, até que chegou a uma grande pedra aquecida pelo sol no meio do córrego. Lá se sentou para pensar. Quem deveria visitar? O Tigrão era muito agitado. A Coruja usava palavras com silabas demais. Mas o Coelho Abel. O Coelho Abel sempre usava palavras de encorajamento como: “E o almoço?” e “Sirva-se, Puff!” Não havia dúvida. O Ursinho Puff visitaria o Coelho Abel ao meio dia.

Para muitas pessoas o cristianismo se parece um pouco com o raciocínio infeliz e egoísta do Ursinho Puff. Karl Marx achava isso quando disse que a religião era o “ópio do povo”. As pessoas que raciocinam desta forma tendem a achar que são moralmente equilibradas ao invés de dominadas pela culpa, psicologicamente maduras ao invés de inseguras, modernas em seu visual ao invés de desesperadamente fora de moda. Elas tendem a rotular aqueles que acreditam na morte de Jesus como única forma de serem aceitos por Deus como sendo pessoas que não tem coragem de enfrentar as realidades da vida.

Sim, qualquer um que venha até Cristo para obter perdão dos pecados acaba admitindo sua inadequação pessoal em alcançar os padrões de santidade de Deus (Rm 3:23) mas,admitir isto não é sinal de fraqueza psicológica ou emocional. Se a fé em Cristo é a cura para a enfermidade espiritual, achegar-se a Deus é um sinal de entendimento e determinação. Devido à condição humana, a recusa em se admitir uma enfermidade espiritual grave não é coragem, mas imprudência.

Algo interessante percebi no filme Guerra nas Estrelas,em que as forças imperais depositaram uma confiança implícita na invencibilidade da estação de batalha Estrela do Norte. O problema era que eles se achavam um exército superior e mais sábio,enquanto os rebeldes da Aliança eram sentimentais românticos sem uma chance de sucesso. Entretanto,através de uma fraqueza real que as confiantes forças imperiais ignoraram,Luke Skywalker explodiu a estação de batalha.

O perigo da idéia que rebaixa a fé em Cristo a uma simples “muleta” psicológica é a suposição implícita de que as pessoas não sofrem de uma doença espiritual que requer uma cura real. A descrição bíblica da humanidade é que Adao e Eva foram feitos à imagem de Deus(Gn 1:27).De fato a criação da humanidade veio sem defeito algum das mãos de Deus. Entretanto,depois que os protótipos da humanidade foram confeccionados por Deus,todos os modelos que se sucedem possuem um defeito moral chamado pecado. Deus convoca todos para serem consertados através da morte de Cristo e se tornarem aceitáveis a Ele.

Nem todos crêem que esta convocação seja necessária. Insistem que estão ótimos. Eles consideram fraqueza ou covardia aqueles que acham perigoso dirigir nas estradas da vida e negam sempre que haja um problema real.

PEDRO ANDRÉ PIRES DE ALMEIDA

PEDRO ANDRÉ ALMEIDA
Enviado por PEDRO ANDRÉ ALMEIDA em 09/02/2011
Código do texto: T2781400
Classificação de conteúdo: seguro