Imagem mental



O objeto mental é um construto não material processado pela mente que conceitualmente também é não material, entretanto é reflexo direto da estrutura material (físico/químico/biológica) dos nossos circuitos neuronais.
 
O Objeto físico é uma estrutura física e o objeto mental é uma construção simbólica do nosso pensamento.
 
O objeto físico em si não possui cores uma vez que os átomos em si não possuem cores, a cor é uma construção mental do reflexo de ondas eletromagnéticas no objeto físico e que incidem sobre nossos bastonetes visuais. Seja um efeito corpuscular ou de ondas, as cores não são atributos dos objetos.
 
Objetos físicos refletem ou irradiam não apenas os comprimentos de ondas visuais, mas uma outra gama de ondas eletromagnéticas, porém nossos sensores óticos não captam e conseqüentemente nossa mente não os processam.
 
Assim temos conhecimento visual e uma construção mental incompleta, posto que ocorre sobre uma ínfima parcela do espectro eletromagnético possível. Apesar da incompletude da percepção que ocorre sobre uma pequena parte do espectro eletromagnético, construímos mentalmente a imagem do objeto físico.
 
Não podemos afirmar que o nosso constructo mental, da imagem do objeto, seja exatamente igual para todos. Como nossa mente trabalha por aprendizado e com um banco de imagens, mesmo que pessoas diferentes acabem construindo diferentes imagens, ela por representar o mesmo objeto, nos fará acreditar que estamos vendo exatamente a mesma imagem.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 17/02/2011
Código do texto: T2798295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.