O HOMEM É UM GRANDE MILAGRE- TEORIA DE GIOVANNI PICO DE LLA MIRANDOLA

Baseado nas Leituras de Hermes Trimegistus, Pico pensou a possibilidade de olhar o homem fora da visão metafisica de sua época (séc.XV), e também a moral destes homens como o grande milagre. Isto pensou Pico referente às criaturas do mundo sensível e supra-sensível, posto que o homem se diferencia das demais criaturas criadas por Deu, as demais contendo em realidade uma predeterminação pois, os animais seriam animais e não passariam disto. Já o homem (humano) foi criado com inteligência e intelecto que o torna diferenciado exatamente por não ser predeterminado. Com isto, Pico faz a união entre filosofia, teologia, religião, cabala e magia, tentando de certa maneira unificar de forma pacífica o aristotelismo ao platonismo. É pertinente lembrar, da significativa influência cabalística que Pico de lla Mirandola sofrera e por isto sempre usa exemplos como o de Adão quando foi criado por Deus, porém com arbítrio e liberdade para construir e transformar o seu mundo, ou seja, o homem é artificie de si próprio, ele pode construir e transformar de fato o seu mundo.

Através de sua inteligência, liberdade e intelectualidade o homem pode elevar-se acima até mesmo dos anjos na concepção de Pico, o que de fato balançou as doutrinas teológicas da época, mas que foi ao encontro do ideal humanístico da renascença. Isto por que humanisticamente através deste pensamento o homem seria concebido com um ser livre, embora sendo criado por Deus conforme a teologia medieval, o homem possuía de fato o livre-arbítrio e assim pode criar seu mundo. Destarte, o homem é artificie de si próprio e auto independente comparado às demais criaturas.

Com a possibilidade de o homem poder elevar-se através de sua inteligência autônoma, este ideal trará para o humanismo uma contribuição significativa, pois, agora o homem com ser de razão e autonomia não deveria apenas ficar preso a dogmas e depende tanto de Deus para ter um mundo, pois ele pode transformar a si e o seu mundo.

Vale a pena refletir acerca da contribuição deste pensador à sua época que era tão submissa a dogmas religiosos que limitavam os homens de exercerem suas autonomias.

Isto nos provoca a refletir o ser humano hoje, que não somente abitola-se em dogmas religiosos, mas a inúmeros fatores que lhe dão aparência de liberdade, mas que no fundo no fundo, lhe desumaniza.

PEDRO ANDRÉ PIRES DE ALMEIDA

PEDRO ANDRÉ ALMEIDA
Enviado por PEDRO ANDRÉ ALMEIDA em 19/02/2011
Código do texto: T2801499
Classificação de conteúdo: seguro