As rosas da vida

Eu costumo ver os amigos, todos eles, cada um, como uma rosa. E queria que você pensasse desta forma pelo menos enquanto estiver lendo isto, para que você possa compreender o que eu gostaria de dizer. Considere que amizades e rosas são a mesma coisa e que você é quem cultiva elas. Então assim sendo, se cuidarmos em demasiado de uma rosa ao passo que negligenciamos as outras, estas morrer aos poucos e com o tempo podem morrer para sempre. E para as que vão morrendo aos poucos, como deve ser isso para elas? E quando lembra que estão numa condição que lutam por algo que depende mais do outro do que dela? Que chega o momento, que depende estritamente do outro? O que esteve ao seu alcance para fazer foi feito, utilizou praticamente todo os nutrientes reservados mas não deu certo, pois o outro esqueceu, que pelo menos em alguns momentos da sua rotina era necessário que se jogasse um pouco de água naquela rosa também, mesmo que só com o tempo é que a rosa fosse a recuperar sua vitalidade. Faltava água, faltava cuidado, faltava mutualidade, faltava dar oportunidade para que aquela rosa pudesse continuar a viver. Essa rosa precisou de água várias vezes, mas ela não se sentiu a vontade para lhe pedir, isso já havia ocorrido tantas vezes e nada havia mudado. Então a rosa esperou que você com o tempo se desse conta que era necessário regá-la, que o tempo você abrisse seu tempo, sua rotina para regá-la também. Mas isso não deu certo. E a rosa por não querer morrer, pediu água, e ouviu você dizer: pode ficar no jardim e fazer tudo o que uma rosa faz, eu só não quero cobrança. E a rosa pensava, talvez não te importe, mas eu estou morrendo. Tudo na vida só pode existir por meio da mutualidade. Inclusive as rosas. E a rosa será que sobreviverá sem água, sem mutualidade?

As vezes, achamos que somos cobrados, mas na verdade apenas estamos sendo alertados para que não joguemos fora algo valioso. Para que não deixemos de lado e para trás coisas que Deus nos deu. Para que não sejamos seletistas ao extremo, ao ponto de uma rosa que antes era importante para nós deixe de ser cultivada, porque temos outra rosa e talvez isso exija tempo demais, talvez a rosa mais velha não nos sirva mais. Para que não machuquemos tanto uma rosa a ponto de um dia ela pensar em morrer de vez, pois tudo o que para existir depende da mutualidade e assim deixa de ser, e passa a se torna unilateral, adquire um novo sentimento e passa a significar sofrimento. Tem coisas que só nos é possível entender quando somos sensíveis ao ponto de nos colocar no lugar do outro e sentir seu pesar como se fosse nosso. E eu talvez tenha esquecido de crescer, e como criança sempre irei sentir vontade de chorar quando meu amigo cair, sentirei saudade quando ele for embora depois que a brincadeira acabar, me sentirei extremamente feliz quando a mãe dele vier visitar a minha, pois ele virá e poderemos brincar. Mas nenhuma criança conseguirá segurar o choro, quando ele ver que seu amigo não visita mais ele por tantos outros motivos, e porque ele cresceu, mudou de escola e de melhor amigo. Que a rosa que vocês trocaram, ele já nem rega mais, e parece que ela está morrendo a cada dia. Esses amigos cresceram e isso deve ocorrer mesmo, o que não pode é que um ou outro cresça ao ponto de esquecer do outro, não considero isso crescimento.

Se assim fosse, nenhuma criança cultivaria as amizades de seu tempo e quando adolescentes iriam dizer:esse é meu amigo de infância. Nosso tempo foi fim da adolescência, inicio da juventude. Se a cada nova fase da vida eu não puder levá-los comigo, não vale a pena crescer. E eu sei que crescimento não é condição para deixar um amigo para trás, a menos que eu não o queira mais, ou ele tenha deixado de ser meu amigo. Então, que digam que eu sou criança, e eu até assumirei que sou, eu não me importo, se criança é ser isso eu tenho orgulho de ser, pois é desta forma que aprendi a muito tempo atrás, o valor das rosas e dos amigos. E quando eu conseguir crescer, levarei meus amigos, levarei todas as rosas, pois eu até posso ficar gigante, mas me sentirei pequeno ao olhar para o jardim e ver que deixei eles ou que esqueci de regá-los.

Nada em demasia faz bem. Nada em insuficiência faz bem. Equilibrio é o melhor,e para alcançá-lo se faz necessário vontade de equilibrar e mutualidade para conseguir.

Sem metáforas exageradas,

Lidiane Monteiro.

“Nenhuma pessoa grande jamais entenderá que isso possa ter tanta importância”.

(Saint-Exupéry)

“Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece. Quem negligencia as manifestações de amizade, acaba por perder esse sentimento.” (William Shakespeare)

I del eus
Enviado por I del eus em 02/03/2011
Reeditado em 02/03/2011
Código do texto: T2823387
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.