29 PENSAMENTOS DE UM PEREGRINO

01 DAR PASSOS SEM DESTINO é como andar nas vias do pensamento que se perde nos horizontes da incerteza. Nas sombras eles aninham-se somando-se às dúvidas das divagações.

02 As divagações dos que têm bons ideais, quando levadas ao entendimento dos conselhos, podem transformar as pessoas, mudando os desígnios do mal para os do bem.

03 Os desígnios do bem são como as pedras preciosas, tão procuradas pelos homens, ficam sempre na rota dos PASSOS SEM DESTINO de algum garimpeiro de almas.

05 Dando Passos sem destino cheguei numa encruzilhada onde a dúvida não mais me permitiu avançar. Vi, que minha rota se desfez

pelo vento que alisou a areia, e não soube qual estrada a voltar!

06 Escrevi a rota de meus passos sem destino, recordando dos garimpeiros, contudo não obtive os resultados literários e nem valores que viessem a me incentivar garimpando...almas!

07 Por mais que alguém ande por alguma estrada, nunca chegará ao destino, se seus passos não tiverem uma meta.

08 O horizonte é a meta do caminhante que segue dando passos sem destino. Vagar solitariamente torna a alma cheia de divagações, enquanto vagar em companhia, conversando sempre, os pensamentos se evaporam através das palavras.

09 As entidades espirituais, invocadas por quem exercita seus dogmas de obediência, atuam tal e qual energias invisíveis, e de muitas formas!

10 Mais poder tem quem exercita seu espírito, subindo nas alturas da luz divina, ou descendo nas profundezas da ciência oculta, do que um leigo preguiçoso, que não se interessa pelos mistérios!

11 Se elevarmos o pensamento às estrelas, teremos a idéia de nossa inutilidade, tanto no tempo, como no espaço!

12 Nas catas de um garimpeiro paira a sombria memória da pobreza, retratando a procura de alguém, por algo que não perdeu...portanto não encontrou!

13 O tempo é um esconderijo de algo que ficou obscuro no passado. A lembrança é a chave fundamental para se redefinir aquilo que ficou indefinido. O exercício da mente, sob a luz da inquirição poderá fazer a grande descoberta que ficou oculta no tempo!

14 Liolau, um velho garimpeiro, Marcos um jovem inquiridor e um peregrino, plantaram juntos seus passos sem destino pelas veredas dos garimpeiros, redescobertas por um, e admiradas por dois!

15 Nunca o homem deixará de dar seus passos aleatórios, embora não tenha idéia de onde chegará. Certeza, porém, absoluta e certa é que vai terminá-los no limiar da vida com a morte!

16 As energias etéreas, não são configuradas com as energias conhecidas pelos cientistas, entretanto elas podem interferir no funcionamento cotidiano das coisas a partir de uma oração para movimentá-las!

17 Um sábio garimpeiro sabe, mais ou menos, valor exato da gema que acha. Entre ele e o comprador há a diferença da ambição. Quem encontra o que não perdeu, quando acha, a maioria menospreza seu valor. O comprador aproveita, e nunca perde!

18 A convicção da fé, aplicada nas simples palavras de uma oração a Deus, faz o efeito de mudança do destino. Os movimentos são obras do Criador, que já programou tudo em Sua construção, entretanto muda o programa ao aceitar uma oração de fé.

19 Nesse mundo de intrigas e ódios em que vivemos, por incrível que possa parecer, sempre há de haver um dia em que uma pessoa ou animal esteja unido ao seu desafeto, ainda que espremendo-o!

20 O surgimento das religiões ocorreram em razão dos pensamentos temerosos dos homens, que deste a pré-história sentiram que havia energias etéreas que interagiam com as energias temporais. Os tornados são exemplos típicos dessas estranhas interações.

21 Para que a mentalidade humana fosse limpa das milhares de crendices, surgiu a energia (luz) do esclarecimento, na figura de Jesus Cristo, a maior fonte de energia etérea e que comanda todas as demais.

22 Um professor autodidata, pode ensinar princípios diversos, desde que sua inteligência se interaja com a inteligência de Cristo, um dos maiores filósofos já conhecido!

23 Viver dias difíceis, muitas vezes é passar por períodos em que além das turbulências da alma, há as turbulências do corpo; Aquelas no âmago do ser, estas nas dores da carne!

24 A humildade de crer é um requisito daquele que acredita na vida mas crê também que um dia vai morrer. Quem não acredita que vai morrer, também não acredita em Deus. Ele é a própria vida e morte!

25 A riqueza e a pobreza material não dá equiparação do homem ao plano divino. Três simples valores, morais porém, elevam o espírito humano à condição de se equiparar com a divindade: HUMILDADE, AMOR E SANTIDADE!

26 O homem sem conhecimento dos princípios da sustentabilidade, se arroja na destruição ecológica indiscriminadamente, como fizeram os bandeirantes, dando um exemplo para os futuros garimpeiros, que só estacaram suas obras contra a natureza, com a entrada das leis ambientais.

27 Na sequência 27 de Passos Sem Destino, a história dos Dez Para os Doze é um exemplo típico do que acontece atualmente entre as classes pobres: Lutam com as duas mãos, mas mal conseguem o sustento para ser mastigado pelos trinta e dois dentes nos doze meses do ano!

28 Um pato tem tanta inteligência, quanto outra ave qualquer. Entretanto sua categoria, entre os seres humanos, equivale à dos tolos!

29 O amor fraternal, assim como a humildade e a santidade, tende propriamente a nos beneficiar. Deus está num plano em que o mal não pode atingi-Lo e o bem não pode influenciá-Lo. As virtudes acima foram criadas para o nosso próprio bem.