House MD. e a realidade

Uma das questões recorrentes nas primeiras cinco temporadas da serie House é a temática dos delírios e alucinações que, as vezes, envolvem até mesmo o protagonista, como o episódio “sem motivo” do final da segunda temporada ou “O cérebro de House” e o “Coração de Wilson” da quarta temporada.

Em seu DR. HOUSE: UM GUIA PARA A VIDA; COMO TRIUNFAR COM HUMOR E IRONIA, o autor, Toni de La Torre, nos esboça uma resposta interessante para a questão sem escutar os ecos de psicodelismo que perpassam muitas falas da personagem central ao longo dos episódios :

“Criar argumentos como dizíamos no capitulo anterior, tem os seus perigos, como o fato deles poderem se chocar contra a realidade. Por esse motivo , House desenvolveu um método infalível para contornar o que quer que contradiga as nossas hipóteses: acreditar que temos sempre razão e que os demais estão sempre errados. Submeter a realidade à nossa conveniência não só dará solidez à nossa desconfiança como também nos oferecerá novas e brilhantes oportunidades de nos sentirmos desgraçados.

“Acontece que suas opiniões não dão bons resultados.

Aconselho você a usar as minhas.”

Dr. House ao Dr. Formeman

O fato é que, normalmente ninguém se considera errado até que se prove o contrário. Normalmente, entretanto, lidar com o caos da realidade de modo mais saudável, pressupõe admitir que erramos na exata medida em que todo mundo está em alguma medida errada e, entre os meus erros e os dos outros, eu fico com os meus...