A arte da comunicação

Já dizia o famoso Chacrinha que quem não se comunica se dá mal. Difícil, no entanto, é a empatia na comunicação devido à interpretação sempre muito pessoal e vinculada a fatores muitas vezes diversos e contrastantes numa cultura tão rica (e por isso mesmo difícil) quanto a nossa. Um dos modelos relativamente recentes da força da comunicação bem direcionada, de que me lembro neste momento, foi aquela adotada na campanha vencedora do Lula. Houve uma mudança radical na sua imagem e ela, pelo resultado obtido, foi plenanemente compreendida (ou positivamente assimilada) pelo público alvo. Isto é o que poderíamos chamar de Arte da Comunicação! Claro que deve haver outros exemplos tão bons quanto, entretanto este nos mostra a necessidade de estarmos sempre abertos a mudanças para aperfeiçoar a comunicação, pois ela é uma faca de dois gumes e de um jeito ou de outro ela corta - pois esta é basicamente a sua função. Cortar simbolicamente a mente para implantar nela uma idéia...

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 20/03/2011
Reeditado em 28/11/2011
Código do texto: T2860114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.