BOAS MANEIRAS - BREVE DESABAFO

BOAS MANEIRAS - BREVE DESABAFO

Adoro alegria, solidariedade e preocupação sadia. Afinal quem não gosta? Mas não se pode esquecer que a medida de todas essas coisas é a educação e o bom senso. Mais do que nunca em minha vida tenho certeza disso.

Se sua alegria atravessou o mar e ancorou na passarela, que bom! Realmente lá é um bom lugar para manifestá-la. Tudo tem o seu momento. Um afago, um carinho, um apoio são importantes, mas não se esqueça que de usar bem seu telefone. Ainda mais com a proliferação dos telefones celulares. Se a pessoa que está do outro lado não atendeu da primeira vez certamente não ouviu ou está fazendo alguma coisa que não pode atendê-lo. Sejamos razoáveis, você tentou uma segunda vez e não atendeu. Aguarde mais um pouco, ligue mais tarde. Ligar repetidas vezes para o seu futuro interlocutor só irá estressá-lo.

Ainda neste assunto, não é de bom tom ligar para as pessoas antes das 9h da manhã ou depois da 22h horas. Antes de usar o telefone fora destes horários, avalie se o assunto é urgente de forma que não possa ser tratado um pouco mais cedo/tarde.

Uma família com um paciente hospitalizado, normalmente acordará sobressaltada com uma chamada telefônica fora de horário.

Ser solidário não significa falar em demasia, conhecer fulano que teve a mesma doença e morreu (...) Se não sabe o que falar, fale o mínimo possível: sua presença, um afago, um abraço, um prece, pode ser muito mais importante do que uma ladainha.