O palhaço brasileiro

Não é fácil ser um verdadeiro palhaço (profissional). Alguns até fazem algumas palhaçadas, conseguem alguns risos, mas não tem em si a verdadeira índole de doação/interação com o eu existente no outro que busca por um espelho inverso para ver dentro de si e rir das suas próprias inseguranças ou amarguras da vida.

Somos brasileiros, criativos e de riso fácil e, certamente, quando choramos fazemos rir outras culturas um pouco parecidas com as nossas... que identifiquem em suas vidas a nossa!

Um amigo meu entrou no palco minutos depois que ficou sabendo da morte do próprio pai. Era um comediante e tinha obrigação de fazer o que fez com profissionalismo. Chorava de verdade por dentro ao fazer de conta que chorava por fora. Todos riam da sua suposta desgraça que ninguém sabia ser real.

Somos todos assim, rimos da desgraça fantasiada, mas não achamos graça nenhuma na mesma quando verdadeira. É uma forma de defesa do ser humano de fazer de conta que somos imunes a elas. Somos todos carentes e tudo que queremos é que alguém nos faça rir das nossas próprias carências...

Talvez seja por isso que tantos elegeram o Tiririca, é uma forma de rir do Sistema e fazer de conta que podemos com ele.

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 14/04/2011
Código do texto: T2908597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.