Maria - simplesmente

Se fosse consultar no dicionário, "Maria" poderia vir da seguinte maneira:

- "Figura alegre; simpatia; beleza exuberante; simplicidade; brasilidade". Pronto, estaria muito bem resumido e explicado sobre o significado dessa singela palavra e significado.

De tantas Marias que temos por aí. Começando pela história de nossos antepassados, nossas figuras monárquicas, como a primeira Imperatriz do Brasil, a Arquiduquesa Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, que em sua passagem pelo país, começou a assinar por Leopoldina ou utilizando somente o pré-nome "Maria", como podemos ver em seu Juramento à Constituição do Brasil. Segundo relatos, a escolha por "Maria", seria por sua grande devoção à Virgem e pelo fato de todas as infantas portuguesas usarem este nome.

E o que dizer de Maria Antonieta Josefa Joana de Habsburgo-Lorena ou simplesmente, Maria Antonieta? Tia-avó da imperatriz do Brasil, a Arquiduquesa era ainda Rainha Consorte da França de 1744 até a

Revolução Francesa de 1789. Era amada e admirada por todos. Um destaque de sua história, dizia que seu fascínio eram as festas das noites parisienses e sua animação. Frequentava óperas, teatros e bailes.

Enfim. Duas breves citações de "Marias" poderosas que se imortalizaram na história mundial, que ilustram a representatividade de muitas Marias e que mostram a força, santicidade e realeza desse nome, dessa figura.

Desta maneira, fica fácil redigir textos, poemas e poesias sobre Maria, como de uma forma bem singela e particular, descrevo logo abaixo:

"Presença marcante e sorriso que contagia,

Olhos castanhos que se destaca e alumia,

Cabelos dourados como raios de sol que irradia,

Simplicidade real e simpatia de Maria".

Leandro Delalata
Enviado por Leandro Delalata em 18/04/2011
Reeditado em 25/03/2015
Código do texto: T2917066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.