Se uma pessoa utiliza um determinado remédio para dor de cabeça, por exemplo, não é para qualquer doença que ela deve indicar este mesmo medicamento. Além disso, mesmo que o problema seja de fato dor de cabeça, alguns podem ter alergia à medicação, outros, também, podem estar acometidos desse mal por causa de outros fatores, como: gripe, sinusite, problemas de visão, entre outros. Portanto, é ideal que se procure um médico para que este possa indicar o remédio ideal.  
     O homem de Deus também não pode achar que possui uma solução para qualquer situação. Não confie naqueles que, para qualquer pergunta, sempre têm uma resposta pronta. Quem é assim, geralmente responde por si mesmo e não pelo Espírito Santo de Deus. Essa pessoa provavelmente não está dando espaço para Ele direcionar a situação. Quando receitamos o “remédio”, sem consultar o médico (Espírito Santo de Deus), esse “remédio” pode vir a fazer mal ao invés de curar. Temos que encarar com responsabilidade a tarefa de sermos mensageiros da vontade de Deus.
 
Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
                               (João 5: 30-31)