Momento ciente

Como você poder negar uma coisa, só pelo simples fato de acreditar que não é possível? Já parou para pensar o que é possível e o impossível? O possível é que pode ser feito dentro dos limites. Mas você realmente conhece os limites?

E no que você acredita?

Naquilo que ouvistes?

Nas tradições antigas?

No que é dito repetidas vezes?

No testemunho de outro?

Nas probabilidades que as favorecem?

Já parou para pensar em acreditar em você mesmo?

Acreditar em vossas experiências, elas não irão te enganar. A não ser que você minta para si mesmo. Conheça realmente seus limites, pra isso comece observar a ti mesmo a cada segundo. Observe no que você pensa, no que você sente, como você age, que tipo de virtude ou defeito está expressando no momento. Analise a ti mesmo momento a momento.

Se somos todos iguais, conhece a ti mesmo e conhecerá o outro, ou conheça o outro para conhecer a ti mesmo. A única coisa que nos torna diferentes é o volume de defeitos e virtudes que expressamos.

Se deixarmos de expressar o defeito da mentira, expressaremos sempre a virtude da verdade, se deixarmos de expressar o ódio, expressaremos sempre o amor, a preguiça e a vontade,...

Imaginemos nós, o mundo sem esses defeitos, sem o egocentrismo, sem ódio, sem mentira, sem cobiça, sem imprudência e sem preguiça. Seria a tão desejada utopia.

Sabemos nós, que o homem é o produto do meio. E até quando deixaremos ser influenciados? Revolucione a ti mesmo e seja a torre, mude o ponto de referência do meio, ensine-os vivendo com suas virtudes.

A primeira virtude que devemos despertar é a vontade. Pois é ela que irá te impulsionar para fazer o trabalho, de buscar, de caminhar, de agir e de eliminar esses defeitos. Larguemos o comodismo e busquemos.

Convido-te a pensar de outra forma. Acredite em tudo, e desacredite aquilo que você provou que não é verdade. O conhecimento é como um grande quebra-cabeça, se você descarta uma peça logo no inicio nunca conseguirá juntar as outras peças.

Gustavo Badke
Enviado por Gustavo Badke em 27/04/2011
Código do texto: T2935162