“Se perco a humildade, sou acometido de um tipo de esquizofrenia: a soberba!”
 
     Percebi que a esquizofrenia e a soberba são irmãs gêmeas. As duas nos fazem achar que somos aquilo que nunca fomos, e talvez nunca sejamos. A esquizofrenia causa delírios e alterações no contato com a realidade. Observe se as pessoas que se ensoberbecem também não apresentam os mesmos sintomas! Elas pensam ser aquilo que definitivamente não são. São iludidos. Popularmente falando, tais sujeitos “se acham”, “se sentem os tais”. Humilham e menosprezam os próximos por pensarem que vivem em um mundo onde estão num patamar de superioridade em relação aos demais indivíduos.
     Tais pessoas necessitam de cura! Estou completamente convencido que o melhor antídoto para esse tipo de esquizofrenia é entender que só Deus é tudo em todos. Que nós, nada trouxemos para esse mundo e nada levaremos dele. Que somos nada vezes nada.

 
     Nada mais conveniente para finalizar e atribuir mais consistência à essa discussão como a poesia do meu célebre amigo Tairony Moreira, intitulada por “Poesia da existência”, disponível no link:
<http://recantodasletras.com.br/poesiasdetristeza/2908056>. Acesso em: 02 maio 2011.