Controle psicológico de natalidade
 
     Há quem diga que no nosso país não há controle de natalidade. Realmente, o Estado não tem imposto a quantidade de filhos que cada casal deve ter. Mas ainda assim, existem razões para acreditar que a sociedade brasileira tem prática de controlar a natalidade. Mas como isso acontece?
     No Brasil, essa prática não é causada por causa do crescimento demográfico ou pela escassez de alimentos. Aqui ela acontece de maneira diferente, através dos abortos clandestinos, das mortes prematuras de crianças nos hospitais, das mães que abandonam seus filhos em lixeiras, ou pelas precárias condições de vida de alguns recém nascidos. E ainda dizem que aqui não há controle de natalidade.
     A igreja católica que tem tanta influencia política, cultural e social sobre o Brasil é contra essa prática. Todavia, no país há, além do que já foi citado, um tipo de controle de natalidade que ninguém pode prevenir: O controle psicológico de natalidade. Você duvida que sua mente seja controlada, a ponto de só ter a quantidade de filhos que a sociedade (e muitas vezes por meio das mídias) impõe?
     Quer comprovar essa hipótese? Realize uma pesquisa (pode ser até na sua própria vizinhança) para saber quantos filhos as pessoas entrevistadas querem ter. Se a média não for dois, será um valor bem próximo deste. Outro palpite é que você saia dizendo a todos que quer ter quatro ou cinco filhos, por exemplo. Observe a expressão no rosto daqueles que te ouvirem dizer tal “discrepância”. Quantos te olharão com “cara feia” e ar de reprovação! Pode-se observar que é raro encontrar atualmente um casal que queria ter acima de quatro filhos.
     Por isso, é bastante razoável voltar a enfatizar a questão: Estamos vivendo em um país em que o Estado não refreia, mas a própria sociedade coíbe casais de possuir muitos filhos. Diante disso, habitamos em um país onde impera o controle psicológico de natalidade.