Bin Laden: Mártir ou Lenda?

EUA, preocupados em não transformar Bin Laden num mártir, estão fazendo dele uma lenda. Sem corpo e sem tumba para peregrinação fazem dele o Cristo (às avessas) que o Talibã precisava para veneração – exatamente como fizeram os romanos, cujos detalhes se perdem numa história de dois milênios.

O Império contra-ataca com as mesmas táticas do velho faroeste quando, com suas armas de fogo, dizimaram os indígenas (legítimos americanos), dominando, tomando suas terras e posando de heróis. Tanto que, na operação para assassiná-lo, usaram “Jerônimo” (líder dos Apaches) como codinome para o líder número um da Al Qaeda.

No futuro a imagem de Bin Laden no mundo islâmico provavelmente vai superar a de Che Guevara na América do Sul. Vivendo e aprendendo... Parece, porém, que Barack Obama está mal assessorado. E vai, desse jeito, entrar para a História como o Pilatos contemporâneo. Pois, da forma como as coisas caminham nessa história, onde não há verdadeiros mocinhos, só lhe sobrará como alternativa dizer: Lavo minhas mãos!

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 07/05/2011
Reeditado em 08/05/2011
Código do texto: T2955967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.