SEMEADOR DE IDEIAS

Lendo o brilhante livro citado abaixo, compartilho com meus leitores alguns trechos que muito me chamaram atenção:

"Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras. Os vírus nos matam mais do que os grandes inimigos exteriores. Quais vírus? Os do humor depressivo, da autopunição, do medo, dos pensamentos perturbadores que se alojam em nós e ninguém vê".

"Quando a dor psíquica nos encontra nas curvas da existência, todas as nossas diferenças desaparecem. Deixamos de ser judeus e árabes, psiquiatras e pacientes, ricos e miseráveis, e nos tornamos tão somente seres humanos desesperados em busca de paz e conforto".

"Saibam que a tranquilidade vale mais que o ouro e a prata. Sem ela, reis enlouqueceram; com ela, súditos miseráveis se tornaram ricos. Sem ela, generais vitoriosos foram derrotados; com ela, perdedores recomeçaram sua vida, resgataram o prazer de viver".

Quem se preocuparia com dívidas à beira da morte?

Sócrates de preocupou. A cicuta asfixiaria seus pulmãos e paralisaria seu coração, mas a culpa não envenenaria sua emoção. Os venenos intoxicam o corpo, mas a autopunição gerada pela culpa faz sangrar a alma. E Sócrates sabia disto! Note-se que a dívida dele era uma ave, um galo, mas ele fazia questão de resolvê-la!

Olha Deus, Tu és o Autor da vida, portanto, tenho direito a uma audiência contigo!

trecho do livro: O Semeador de Ideias - Augusto Cury

Contos e Encantos
Enviado por Contos e Encantos em 15/05/2011
Reeditado em 16/05/2011
Código do texto: T2972193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.