Ser humano e profissionalismo

O ser humano é um questionador nato e nisso reside, talvez, a diferença básica em relação aos demais animais. Entretanto, como saber se outros animais também não o são? Para saber isso com certeza, teríamos que ter o mesmo tipo de comunicação com eles, coisa que não temos. A transformação que o ser humano é capaz de fazer nos materiais certamente o distancia dos demais em relação às coisas que nos cerca na Natureza e no meio ambiente em que vivemos e nos permite ampliar nossos domínios. Já somos capazes de respirar (através de aparelhos) na água e até fora da nossa atmosfera, enquanto os demais animais estão restritos às suas características próprias. A maioria que vive dentro da água foi adaptada apenas a isso e, com raras exceções (embora esses consigam sem aparelhos; portanto, uma evolução natural acima das nossas capacidades), ultrapassam esse limite. O mesmo ocorre com os que vivem fora dela. Mas quem garante que mesmo com essas limitações eles também não possuam sistemas de questionamento entre seus pares? E estamos falando apenas dos seres que conseguimos ver a olho nu. Que tal pensarmos um pouco nos vírus e outros seres praticamente invisíveis que conseguem, inclusive, nos dominar? (ou eles não nos matam?). Quanto ao profissionalismo, é uma das preocupações do ser humano. Descobrir suas aptidões e desenvolvê-las. Ou simplesmente desenvolver algumas, por simples opção, mesmo sem o dom natural para a coisa. O ideal, no entanto, seria escolher a atividade certa para facilitar o aprendizado - para isso existe a orientação vocacional... 'Ser ou não ser? Eis a questão...' A verdade é que já somos... e não há como simplesmente fugir disso!

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 22/05/2011
Código do texto: T2985809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.