Palocci: enriquecimento ilícito?

O Comentário

Deduz-se, então, considerando o que foi recolhido para o Imposto sobre a Renda, que o faturamento foi muito maior do que aquilo que se apresenta como valor de enriquecimento - o que, a princípío, justificaria o lucro apurado (como ele quer demonstrar). Compete, agora, investigar a relação destas empresas privadas (que ele cita como justificativa) com o governo (rastreando tudo) e se os valores praticados coincidem com a prática de mercado.

A Matéria

31/05/2011 - 07h48

Procuradoria pede dados sobre empresa de Palocci

O Ministério Público Federal requisitou na última sexta-feira à empresa de consultoria Projeto, do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e à Receita Federal a entrega de documentos que possam comprovar a receita e os clientes da empresa, informa reportagem de Rubens Valente, Matheus Leitão e Felipe Seligman, publicada na Folha desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Segundo a reportagem, a Projeto e a Receita agora têm até o próximo dia 16 para entregar a resposta aos ofícios encaminhados pelo procurador da República no Distrito Federal Paulo José Rocha Júnior.

ENRIQUECIMENTO

A Folha revelou que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010, período em que atuou como consultor e exerceu o mandato de deputado federal. A Projeto faturou R$ 20 milhões no ano passado, quando Palocci também chefiou a campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

O ministro entregou na sexta-feira (27) à Procuradoria-Geral da República suas explicações sobre a multiplicação do seu patrimônio nos últimos anos. No período, o ministro comprou um apartamento de R$ 6,6 milhões e um escritório de R$ 882 mil.

Antes mesmo de a Procuradoria-Geral da República se manifestar, o Ministério Público Federal em Brasília antecipou-se e abriu investigação cível sobre o caso. O foco da ação é apurar se a evolução patrimonial do ministro é compatível com os ganhos de sua empresa.

Após a divulgação da sua evolução patrimonial, Palocci afirmou, em nota, que o crescimento está detalhado na declaração de Imposto de Renda e que a Projeto prestou serviços a clientes da iniciativa privada "tendo recolhido sobre a remuneração todos os tributos devidos".

FONTE: Folha.com

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 31/05/2011
Código do texto: T3004961
Classificação de conteúdo: seguro