Reflexões

Pois bem, esses dias postei na minha rede social a frase "A prática leva a perfeição", onde rendeu muitos comentários do tipo: "Que frase comprometedora", entre outros. O negócio é que muitas pessoas não visualizam as palavras em seu sentido amplo, mas teimam em levar ao pé da letra e não vêem que muitas coisas podem significar muito mais do que se parece.

Vejamos, a palavra prática pode significar exercício repetitivo, ou apenas habilidade, mas se é habilidade, o que então significa a habilidade? Habilidade pode significar aptidão, destreza, ou apenas inteligência. Pois se significa inteligência, a prática pode ser apenas cognitiva. Pois se a prática pode significar habilidade, e a habilidade pode significar inteligência, então a prática é a inteligência empírica.

Além do mais, o que é a perfeição? A perfeição pode significar requinte, correção e também pureza. Pois bem, o que pode ser perfeito para mim, pode não ser perfeito para outros, pois a

perfeição é subjetivo. Depende dos olhos que julgam.

Mas, a perfeição significando pureza, o que é mais puro do que o infinito? E da onde provém o Infinito? O infinito podemos dizer que vem de Deus, pois é o Rei da perfeição. Sendo assim a pureza significa Deus.

Portanto, a frase "A prática leva a perfeição", nessa perspectiva, faz-nos refletir que seu mais puro e singelo significado é "Atravéz das experiências, estimula-se a inteligência e nos faz chegar mais perto de Deus".