Harry Potter - A saga chega ao fim

Chega ao fim uma série épica que levou por 10 anos toda uma geração às salas de cinema do mundo todo. Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, encerra um épico moderno do cinema mundial.

E o que dizer deste épico? Poderíamos classificá-lo como lixo industrial hollydiano, como muitos fazem, mas isso seria, além de uma visão óbvia, uma crítica limitada e medíocre.

É importante irmos além e acreditarmos na inteligência das pessoas, sim as pessoas são inteligentes, ao contrário do que acreditam alguns. O que foi visto e lido por milhões e isso num momento mundial em que é muito mais fácil assistir do que ler, é uma história que nos fala de caráter, trabalho em equipe, luta pelo bem, busca pela felicidade, mas que não seja um mero individualismo e para irmos ainda mais além, fala da tão antiga luta entre aqueles que se consideram uma raça pura e aqueles não são considerados assim.

O aumento dos grupos neonazistas na Europa e outros continentes provam que muito embora esta seja uma ideologia antiga e absurda não está morta e a luta de Harry Potter e todo o elenco contra Valdemort, nos leva a refletir sobre isso. Afinal Voldemort nada mais é do que a personificação daqueles que acreditam que uma raça pura, no caso bruxos de linhagem pura, tem mais direitos e devem ter privilégios, negados àqueles que não pertencem a linhagens puras e ainda mais, personifica a defesa da morte daqueles que não sendo puros, não merecem viver e nem merecem ser tratados com respeito.

Sim foi contra este tipo de preconceito absurdo que Harry, Hermione e Rony, auxiliados por Dumbledore, Alastor Moody, Profª McGonagall, Hagrid, Sirius Black e muitos outros lutaram nos 07 livros e 08 filmes.

No bojo disso tudo, lemos e assistimos nos últimos 10 anos à história de um menino, que muito embora não tenha tido pai e mãe, mortos porque se antepunham ao arauto dos “sangues puro” e sendo criado por tios que o maltrataram a vida inteira, mesmo assim escolheu ser um menino bom, escolheu fazer a diferença no mundo, escolheu uma vida diferente daquela que assistia diariamente na casa em que vivia. Isso é caráter. Isso é bom caráter e também uma critica aos beneplácitos da justificativa do mal, sob o pretexto de que a pessoa não teve bons exemplos.

A vida não foi justa e nem fácil para Harry Potter e mesmo assim ele não escolheu trilhar o caminho da lamentação e nem da auto-piedade e ainda escolheu lutar numa luta que nunca foi meramente individual, ele escolheu lutar por um mundo melhor e justo, ele escolheu lutar contra a marcha do mal, mas ele nunca esteve sozinho. Sozinho nada teria sido feito, mas longe de uma visão individualista e egocêntrica, assistimos à construção de uma revolução por uma sociedade justa.

Harry Potter fez a escolha que seus pais teriam feito, ele seguiu um exemplo familiar e isso somado à fraternidade dos Weasley, nos fala da importância da família.

Será que vai ficando mais claro porque Harry Potter encantou tanto?!!! Harry Potter, Hermione, Rony, Dumbledore, Longbottom, Luna Lovegood, o elfo Monstro, entre tantos outros, falam de heroísmo. Não é meramente um conjunto de livros e filmes sobre bruxaria e magia, vai muito além disso e as pessoas perceberam, e se encantaram não meramente por um grupo de bruxinhos de varinha nas mãos, mas por um grupo de pessoas que são firmes, leais, amigas, lutadoras, guerreiras.

Esta saga conta a construção da amizade, da lealdade, da capacidade de sacrifício em prol de uma causa maior.

É uma saga que fala do Amor!!

E porque não falarmos da construção da coragem, porque afinal, somente para dar um exemplo, é isso que vemos quando Harry enfrenta um dragão de varinha em punho e com conhecimento limitado de magia, em um dos filmes.

Ora quantas são as vezes em que enfrentamos dragões em nossas vidas e com recursos limitados, mas enfrentamos, não sem medo, mas enfrentamos.

E a varinha o que é? nada mais do que os recursos de que dispomos e que alguns sabem usar e usam e outros sequer se dão conta de que existem, até porque nem se interessam em buscar algo que não esteja apenas limitado à suas necessidades egoístas.

A magia simboliza nosso poder, nossa capacidade de mudar, não sem conhecimento e nem com tanta facilidade assim, porque nada foi fácil para Harry e seus companheiros, afinal a varinha de nada vale sem o conhecimento e até nisso esta saga ensina uma lição: a lição da busca do conhecimento, da educação, daquilo que se desenvolve e fica fácil, desde que a pessoa tenha conhecimento, competência e disciplina para colocar em prática. Nisso a personagem Hermione Granger é perfeita.

Ora também não é a isso que vemos no primeiro filme quando de repente estamos diante do “xadrez de Bruxo” tão belamente jogado pelo pequeno trio. Ali só magia jamais resolveria a questão, precisou do conhecimento e da estratégia de Rony Weasley.

Estamos diante não de uma saga de bruxos com capas e vassouras, mas de uma estória sobre o poder da luta em conjunto, em contraponto com a busca egoísta, individual e egocêntrica de um bruxo voltado apenas aos seus próprios desejos. E isso sem dúvida alguma nos leva a algumas reflexões. As conquistas realizadas, são sempre em conjunto, com planejamento e estratégias. Estamos diante de pessoas que tem ideologia, que querem, acreditam e lutam por um mundo melhor. E isso é envolvente.

Parafraseando Harry Potter em um dos filmes: "Nós temos algo que Voldemort não tem!!"

Enfim, é disso de que fala esta saga, não de garotos ensimesmados, preocupados com seus umbigos, suas roupas, seus relacionamentos fúteis, mas de garotos que não se acomodam diante de uma ideologia da morte.

E nós? se olharmos para nossa realidade será que conseguimos identificar ideologias da morte? Pois é, e o que fazemos? O que fazemos é que estamos sempre correndo com nossos afazeres, longe de qualquer visão de conjunto, que nos leve além da conquista individual e rápida e consequentemente medíocre de um ponto de vista social mais amplo.

E até nisso esta saga soube nos mostrar algo: nada que realmente valha a pena, se completa rapidamente. É como diz o ditado “quem não tem competência não se estabelece”. Ora Harry Potter se estabeleceu por mais de 10 anos. E isso merece respeito!!

E mais, esta saga nos mostra que o Bem é encantador, pois levou toda uma geração, por 10 anos, para ver no cinema um herói no sentido mais esteriotipado possível. Uma geração com tantos anti-heróis. Sim porque Harry é um herói no sentido mais antigo, no seu jeito de vestir, todo certinho, no seu jeito de falar, sempre com humildade, respeito e sem arrogância, ponderando suas palavras e o tom de voz, enfim foi este o herói acompanhado, assistido por 10 ANOS. Isso porque a autora dos livros conseguiu provar que o Bem encanta, que o Bem é o que queremos!! E ela soube mostrar este Bem de forma criativa e sedutora!!

E isso também merece respeito!!!

(Valéria Trindade)

Valeria Trindade
Enviado por Valeria Trindade em 21/07/2011
Reeditado em 21/07/2011
Código do texto: T3109991
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.