Desigualdade Social

DESIGUALDADE SOCIAL

Somos frutos de uma geração que cresce cada vez mais praticante da desigualdade social. Aos olhos da ciência, somos animais racionais, mas que raciocínio é esse que nos faz olhar um ser humano como lixo, um simples ser vivo ocupando um espaço na calçada. É essa a imagem que a maioria das pessoas tem de um morador de rua. Existem no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas sem moradia. Vivendo em condições sub-humanas, com fome e nos, pouco nos importamos.

Quantos de nós cobramos dos órgãos governamentais, políticas para combate a pobreza, mas os mesmos que pedem soluções emergenciais para combater a pobreza, são os que fecham a expressão para um morador de rua, ou se irritam quando um catador de papel trafega pela rua puxando sua carroça. As pessoas querem simplesmente que esses brasileiros, desapareçam, como uma forma de aliviar nossa consciência moral que no fundo incomoda por saber que voce é, direta ou indiretamente responsável pelo cidadão abandonado. Eles não são um problema para sociedade, eles são parte da sociedade.

Desigualdade social não são apenas números que provam quantos comem salsicha e quantos comem caviar. Desigualdade social é todo mecanismo que diferencie indivíduos que possuem o mesmo direito, é constranger, humilhar e denegrir a imagem de um individuo por ser menos favorecido que outro de alguma maneira. Esse é um mal que não deve ser preocupação apenas de políticos e ONG’S, tem de ser uma preocupação de cada um de nós, e combatido por todos nós. Pense bem no tratamento que voce tem dado a essas pessoas, a esses indivíduos, que são tão brasileiros quanto voce, e, talvez é a fome que eles passam que te faz ter mais do que voce realmente precisa, pense nisso!

Thiago Paiva Moreira
Enviado por Thiago Paiva Moreira em 26/07/2011
Código do texto: T3119997
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.