Choro, ápice do sentimento...

Pra quem tá FELIZ, chorar é a expressão extrema dessa tal felicidade.

Pra quem tá TRISTE, o choro acontece quando nem mesmo as palavras trouxeram alívio. É a tentativa do coração de se livrar da amargura inquietante.

Pra quem ta sentindo DOR, física ou emocional, chorar é a válvula de escape, o ponto em que não se aguenta mais. Vc dizer que tá com dor é uma coisa, vc chorar de dor é outra muito diferente. Comove e convence.

Pra quem tá DESESPERADO, o choro é o grito de socorro, uma confissão, e um fio de esperança. Um choro de desespero nos invade a alma, e rompe muitas de nossas camadas de insensibilidade. Já viu alguém dias antes de provas, defesa de monografia ou tese de mestrado? Pois é. Nesses dias um choro desesperado e nervoso também é aceitável.

Pra quem sente a PRESENÇA DE DEUS, o choro é decorrente da limitação humana. Quem já sentiu sabe que a presença divina é muito pra nossa pequenez. Literalmente, não cabemos em nós em tal circunstância. Transbordamos, e por dentro fica um rastro de limpeza e refrigério.

Pra quem tá ARREPENDIDO, o choro é um pedido de perdão, que vai além das palavras. É tomado como sinal de sinceridade, embora seja tão usado pra enganar, nos casos em que há choro, mas não arrependimento.

Pra quem tá com RAIVA, o choro pode significar a frustração diante da impotência, bem como a escolha feita entre socar a cara de alguém ou chorar. Há os que quando são provocados, no momento de raiva, choram involuntariamente, e ficam ainda mais com raiva por essa vulnerabilidade nada sutil. A pessoa tá lá querendo parecer forte, inatingível, e chora. É frustrante!

Pra quem tá com TPM, o choro é resultado da pressão exercida pelos hormônios que não devem ter nada melhor pra fazer. Nos sentimos gordas (não no meu caso, rs), feias, irritadas, chatas e algo mais não identificado. É chorar ou esganar o primeiro que cruza nosso caminho. Sim, nesses dias a gente merece desconto.

Há quem chore por AMOR. Isso é coisa que gera polêmica. Raramente alguém admite que chora por outro alguém, sobretudo quando esse outro não merece. (a questão do mérito é controversa). Chorar por amor, quando o choro é sincero (lógico!), é poético. Chora-se pelo amor encontrado, ou pelo amor perdido. Pelo amor distante, e pelo amor impossível. O amor tem uma relação íntima com o choro.

Há quem chore pelo MUNDO. Isso parece grande, e realmente é. Esse choro é de lamento e resignação. Geralmente vem acompanhado de uma sufocante impotência. Chora-se pelos inocentes que sofrem pela maldade do mundo. Como esse há também o choro intercessor, aquele que se chora por alguém num momento de prece.

Há choro de MÃE. A mãe que chora pelo filho perdido, pelo lar desfeito, pela incapacidade física de gerar filhos, embora se sinta mãe. E a esse choro nem Deus resiste, quanto mais nós!

E há um choro INEXPLICADO. Vem não sei de onde, menos ainda se sabe o porquê. Chora-se por nada. Motivo algum. Branco total. Em busca de uma justificativa plausível eu diria que chora-se pela simples vontade de chorar. Vem uma vontade incontrolável, urgente, angustiante. E a lágrima congestiona as têmporas, suplicando pra sair. E diante do inevitável, deixamos que saia. E as pessoas nos veem e perguntam o que foi. E choramos mais ainda (e até soluçamos! ). Como dizer "ñao sei"? Vão dizer que somos loucos ou deprimidos. Deixa quieto. Penso que esse choro não é nosso, em particular, é da alma. E de alma só Deus entende!

Jordana Sousa
Enviado por Jordana Sousa em 06/08/2011
Reeditado em 06/08/2011
Código do texto: T3143062