Pense bem antes de começar um relacionamento "sem futuro"

Cada vez mais vejo pessoas fazendo apologia ao descompromisso sentimental. Incentivando começar relacionamentos de qualquer jeito. Dizendo que quem espera e avalia previamente as possibilidades é complicado e exigente. Vejamos.

Todo mundo quer alguém pra amar, e por quem ser amado. Fato. A grande maioria não está vivendo um amor recíproco nesse momento, ou seja, ainda está a procura. E muitas pessoas estão desesperadas, passando dos limites, seus e dos outros, querendo estar com alguém a todo custo. Topando namorar o primeiro que aparecer. Vi num perfil hoje a frase: “ Meu estado civil é: ( ) solteiro ( ) casado ( ) enrolado (x) quem chegar primeiro leva”. Isso foi mais como uma frase de brincadeira, mas toda brincadeira tem um fundo de verdade, é o que dizem. Preocupei com o perigo desse pensamento ser levado à sério.

Começar um relacionamento não é tão simples quanto abrir uma conta no facebook, e encerrar quando der na telha. Não é como trocar de roupa. Relacionamentos têm consequências. Relacionamentos começados de forma impensada e impulsiva geram dor de cabeça mais tarde.

A pessoa começa vendo que não tem nada a ver, mas dae vem com essa de que “dá nada não” ou "já que to de bobeira", e enfia a cara. Tempos depois, apaixona. Aí sim eu quero ver o dá nada não. No pensamento é fácil resolver as coisas. Na prática, quando estamos apaixonados, e os obstáculos surgem (surgem é modo de falar, já estavam lá, só que não foram observados pela tal inconsequência) é hora de chorar, reclamar da vida e dizer que nunca tem sorte com nada. Oi frustração, vc de novo?

Algumas pessoas que me conhecem à primeira vista já vem me bombardeando com perguntas sobre o motivo de eu não estar namorando e tal. E algumas até vão mais longe, insinuando que devo ter muitos defeitos. (quem não os têm?). Mas não, não estou sozinha por ser tão “defeituosa” ao ponto de não conseguir conviver com outra pessoa. Em parte é falta de opção, na outra parte opção. (isso ficou contraditório). Já faz um tempo que tomei uma decisão muito séria: parar de começar relacionamento sem futuro. Te explico como é isso. Sabe quando vc vê que a pessoa não tem nada a ver contigo? Não tem nem metade dos mesmos objetivos que vc? Tá indo pra o sul e vc pra o leste? Ou até tenham afinidades, mas estão em fases de vida muito diferentes? É isso. De cara a gente sabe que uma coisa não tem jeito de dar certo. Algumas vezes estamos errados, mas na maioria dos casos os fatos são inquestionáveis.

Me diz como uma pessoa que tá a fim de casar, constituir uma família, a curto prazo, vai dar certo com outra que sequer pensa em famila, ta só na fase da curtição? E outra pessoa que quer estudar, conquistar uma vida melhor e tal, como pode dar certo com outra que tem pavor até de ouvir falar em estudar ou trabalhar? Entende? Como fica o futuro de duas pessoas com objetivos de vida tão diferentes?

Longe de mim dizer que essas situações que citei como exemplo impossibilitam um relacionamento. O que to dizendo é que complicam. Em alguns casos é pedir pra sofrer. É assinar a sentença. Vc ta vendo que vai desandar mais cedo ou mais tarde. É questão de tempo.

Temos sim que arriscar às vezes, e deixar de querer controlar tudo. Ainda assim em certos casos é preciso prudência. Uma pessoa que entra na sua vida pode não querer sair depois. Por isso repito, é muito sério deixar qualquer um entrar na vida da gente pelo simples pretexto de afugentar a solidão. Sentimentos não são brinquedos, falo isso pras pessoas que se apegam fácil, e são péssimas nesse lance de esquecer e seguir em frente, tipo eu.

Não é preciso gastar 3 vidas pra pensar, mas pense um pouquinho mais antes de começar algo. O que é passatempo pode ficar sério. E o que fica sério muda todo o rumo da nossa vida.

Jordana Sousa
Enviado por Jordana Sousa em 15/08/2011
Reeditado em 15/09/2011
Código do texto: T3162417