QUAL A COTAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA?

Escrito em: 13 de Dezembro de 2008

A maior parte dos brasileiros tem um estranho hábito: o de se nivelar por baixo. Aceita-se a primeira opção que aparece como verdade. Não demonstra-se qualquer INTERESSE em buscar conhecimento. Refletir. Questionar. Procurar respostas que ELEVEM o indivíduo como ser humano. Pelo contrário, a admiração toda é voltada a desqualificação. Pessoas não capacitadas são eleitas pra representar todo o país. Estes, não passam de meros distribuidores de dinheiro. Por que há tantos adeptos do comodismo?

Assistir tv é semelhante a sofrer uma sessão de tortura. A impressão que se tem é que a programação é moldada aos que tem tendência a apreciar a desgraça alheia. Quanto pior, melhor. Crimes são EXPOSTOS na televisão como roupas em vitrines. Detalhes sórdidos não são poupados e o sofrimento das vítimas são explorados ao máximo. O criminoso torna-se o protagonista da trama, e também o juíz que possui em suas mãos a "pena de morte" de suas vítimas. De brinde, as cenas de ação dos inúmeros carros da polícia escoltando esses "diferenciados cidadãos" sob forte proteção de outros seres humanos. E para a justiça, uma debilitada, resta implorar ao criminoso e aos cúmplices por informações para desvendar o "mistério" do qual o criminoso é "suspeito". Essa novela com cenas reais, é um prato cheio para os fãs do drama sensacionalista.

O tapão da ignorância cega tanto a ponto de se PARALIZAR todo um país para acompanhar um jogo de futebol. Fala-se de patriotismo, fala-se de orgulho nacional... mas não fala-se do 1 milhão de reais desembolsado por cada jogador caso o time saia campeão. E adivinha de onde vem esses milhões? É... agora dá pra fazer as contas de quanto CUSTA cada lágrima dos jogadores após a derrota. Depois vem aquela demagogia entrelaçada com hipocrisia de orgulho nacional, de patriotismo. A máscara de patriotismo esconde um bando de patriotada.

Patriotismo é trabalhar, é cumprir seu dever como ser humano, seu papel como cidadão e analisar as coisas a luz da razão e não sair por aí gritando: Brasil campeão! Campeão do que? Campeão de analfabetismo, campeão de mensalão, campeão de golpes. Apesar de ser um país riquíssimo em recursos naturais é campeão de pagar TAXAS EM DOBRO. Aos olhos dos outros países só podemos ser milionários mesmo para pagar tantos impostos e ainda sair por aí festejando o carnaval.

A CULTURA é como um templo que você tem dentro de sua mente, você olha para coisas, você ouve coisas e você as reprograma.

Ivana Falcão
Enviado por Ivana Falcão em 02/09/2011
Reeditado em 14/09/2011
Código do texto: T3196393