Considerando...

Relendo algumas coisas que escrevi, fiquei refletindo sobre. Vivemos e convivemos com muitas pessoas, mas poucas realmente conhecemos a fundo. E, refletindo sobre isso, conclui também, que poucas dessas pessoas têm profundidade.

Falam com “propriedade” sobre autores que tomam como gurus, mas na real, nada sabem sobre os mesmos, pois se fixam naquilo que eles escrevem, na mercadoria que vendem.

Por outro lado, a ausência de profundidade, impede que entendam o real valor, ou sentido do que o autor desejou transmitir. Ou, talvez, não seja a falta de profundidade, mas sim a necessidade de acreditar em algo que lhes aponte um caminho, uma luz no fim do túnel.

Refiro-me principalmente aos inveterados leitores de auto-ajuda. A alguns dias deram-me uma aula sobre a nova moda nessa área. Alguns autores usam conceitos da física quântica, disfarçando o tema antigo e batido da auto-ajuda.

Li e reli alguns desses livros e em nenhum encontrei nenhuma novidade, pois sempre aprendi que pensamento positivo, gera ações positivas. Mas não basta pensar positivo, é preciso acreditar na força geradora do pensamento.

Minha carta Respostas, nasceu de uma rápida conversa sobre o assunto, com uma pessoa que tem como guru, um dos famosos e renomados escritores de “física quântica”. Procurei o livro citado pela pessoa e li rapidamente algumas páginas e se me configurou mais um livro de auto-ajuda, um pouco mais rebuscado, pois o autor é muito inteligente e vivido.

Por mais que pense e reflita, nenhum pensamento positivo irá retardar o passar dos anos, a herança genética, os desgastes inerentes a atividades laborais, nem sempre bem orientados, etc.

Conversei sobre o assunto com algumas pessoas, depois que percebi uma das prováveis causas da cefaléia que durou muitos dias e encontrei entre elas, algumas com argumentos muito bem fundados que estão de acordo com meu entendimento.

Cada um leia o que quiser, mas guarde para si os grandes ensinamentos que absorve de suas leituras, se não compreende as necessidades daqueles que encontra casualmente em seu caminho. 04/10/2011