Piada (séria) de vereador

Walace Braga (Facebook)

A vereadora disse: "Quem votar na próxima eleição em mim, ganhará um passeio até a DISNEY com o carro da Saúde"

E teria todo o direito, já que seria um voto consciente como cidadão bem informado e dono do livre arbítrio. Mas (ironia), se quiser uma viagem mais segura - de ônibus, por exemplo, poderá votar em outro - mas não poderá viajar em qualquer um, apenas no que ele indicar... e talvez tenha a companhia de alunos (denúncia da Deise).

Por outro lado (realidade), se quiser um aumento na taxa da CIP (aqueles três ou seis reais que vem todo mês na conta de luz - R$ 144,00 na área urbana ou R$ 288,00 na rural durante o mandato) tem duas opções - os que indicaram a Lei (os demais vereadores - maioria dos atuais - aprovaram).

Se quiser que a Saúde (calcanhar-de-Aquiles do povo) continue como está (se melhorar, os políticos oportunistas e ineficientes não terão mais como fazer média com o povo - que sofre pela falta de iniciativas efetivas e duradouras para a Área) e acham bonito ver obras caríssimas e incompletas, podem optar por pelo menos um ou dois deles (há quem afirme ver um sempre à volta dos empreiteiros - alguém sabe quem é?).

Portanto, se quiser que as coisas continuem como estão, é só escolher qualquer um deles ou algum candidato novo da chapa deles (escadinha para elegê-los).

Não havendo chapa nova, totalmente renovadora, restaria como solução eficaz o voto nulo. Única forma de mandar um recado específico ao Juiz Eleitoral: mudar o sistema eleitoral ou fazer intervenção - exigindo nova eleição com novos candidatos (substituindo aqueles que o eleitorado rejeitou). Do jeito que está realmente não dá mais... Isso seria mais interessante, e com maior chance de aplicabilidade, para os candidatos a prefeito. Se nenhum deles for interessante, nada de votar no menos ruim. Melhor mandar o recado direto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral): FORA TODOS ELES!

Quanto ao Legislativo, os vereadores eleitos deveriam ser os mais votados, independente da legenda. A intenção de quem fez a Lei neste formato pode até ter sido boa, mas está se mostrando injusta e ineficaz. Alguém precisa rever isso ou, pelo menos, discutir a questão para ver se encontra uma fórmula melhor. Já vimos, em eleição anterior, dois candidatos (Adilson e Furacão) serem os mais votados na eleição e ficarem fora da Câmara - simplesmente porque a Legenda não atingiu o quorum eleitoral (total de eleitores do município dividido pelo número de vagas na Câmara).

COMENTÁRIOS (no Facebook):

Sandra Nunes: (sic) faz tanto tempo q vc foi embora e voltou ja cuidando da vida dos outros, estou apenas na defesa do mario pois vc tambem e um politico na vontade de estar junto a eles .......posta o q quer le o q merece!!!!!!

Lourenço: Sandra Nunes, vc tem todo o direito de defender o Mário (indicou a CIP juntamente com Ney) ou qualquer outro, estou apenas mostrando uma realidade que muitos não querem ou não conseguem ver. Interpretação é algo muito pessoal e exige raciocínio. Não sou candidato a nada na próxima eleição justamente por causa de eleitores com visão distorcida ou com interesses voltados para o próprio umbigo e, principalmente, para poder focar na conscientização e não na simples busca de votos. Escrevo sempre pensando no interesse comunitário, não o contrário. Eu sabia que, como candidato, qualquer coisa que eu mostrasse, por mais verdadeira que fosse, poderia e certamente seria interpretado como interesse particular na disputa. Além do mais, estou mostrando meu ponto de vista - é um direito meu também como cidadão e meu dever como formador de opinião, pois sei que há quem me leve a sério e considere tudo que eu mostro através da imprensa há mais de vinte anos. Se vc tivesse contato comigo mais de perto e me conhecesse melhor, certamente saberia desse meu posicionamento e quais são meus valores de vida. Pelo visto, vc está muito longe do meu universo! Mas, vc tem razão, cada um posta o que quer (ou pensa) e lê o que merece (ou julgam merecer)! Faz parte do karma de cada um ou da lei do retorno... Quanto ao Mário, ele é até uma boa pessoa, só que muito ingênuo (e eu disse isso a ele numa viagem de ônibus logo após a besteira que ele fez - foi usado politicamente como testa de ferro numa situação delicada e nem havia percebido, só tomou consciência disso depois da nossa conversa. Só que aí já era tarde demais). Estou cuidando das figuras públicas que fazem coisas erradas? Sempre fiz isso e não me envergonho disso. Pois é, alguém tinha que sujar aos mãos, não é? Quem deve se corrigir ou se envergonhar são eles, não eu... Sou muito consciente do que faço e minha esperança é que no futuro pessoas como vc aprendam que na vida (e principalmente na política) nem tudo é o que parece. Quem vê apenas o que quer, não tem direito a reclamar de nada... Nem das pessoas que reclamam - e com razão! Porque todos estão reclamando... Pelo jeito vc é exceção. Se vc está certa, os demais estão todos errados e eu, no mínimo, estou em boa companhia!

Sandra Nunes: (sic) nao me julgo certa, apenas sei q na politica todo carater muda vc pode escrever ou falar tudo isso mas c estivesse la certamente nao teria transparencia de nada poucos sabem o q acontecem la dentro ha graças a deus q estou longe do seu "universo" e sim estou reclamando no caso da vereadora nao misture as coisa ja q o senhor entendeu o q quis dizer apenas no meu ponto de vista concidero o mario como umas das pessoas q tem carater acredito nisso pois mesmo nao sendo vereador sempre procurou ajudar as pessoas como podê vamos apenas acreditar q coisas boas viram,mas nao sou eu e nem vc q vai mudar isso mas sim o povo !!!!!boa tarde

Lourenço: Sandra Nunes, vc realmente faz bem em estar longe do meu universo (embora eu me referisse a outra coisa) pq desde que comecei a participar da política não tive mais sossego e só prejuízo familiar. Já tentei várias vezes me afastar, mas minha consciência me chama ao cenário sempre que alguma coisa errada acontece e nessa hora não consigo ficar calado. Veja que eu não tenho nada contra a pessoa dos políticos locais, todos eles são amigos e me relaciono relativamente bem com eles. O problema é que às vezes eles se perdem no exercício da função e uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nunca misturo a pessoa com o cargo, embora eles nem sempre consigam agir da mesma forma que eu - isso exige maturidade e nem todos os políticos estão psicologicamente preparados para isso. Mas de uma coisa pode ter certeza, se eu estivesse lá haveria transparência sim, pois eu seria o primeiro a cobrar por isso. É por isso que nunca consegui nem conseguirei chegar lá, mas já não faço mais questão disso - muito pelo contrário, não adianta ficar remando contra a maré. A pressão é forte de todos os lados para que nada mude por lá. Vc nem faz idéia de como as coisas funcionam nos bastidores políticos. Mas tudo bem, como afirmei eu já desisti disso, prefiro atuar de outra forma - através da imprensa, é mais produtivo, mais construtivo e mais positivo. Não foi minha intenção ofendê-la, apenas defender meu posicionamento em relação à critica pessoal que vc dirigiu a mim. Vc está certa quando diz que só o povo pode mudar e é por isso, inclusive, que faço minhas observações para despertar o senso crítico no povo, na esperança de que isso realmente aconteça. Quanto ao Mário, desejo boa sorte a ele na próxima vez, quem sabe desta vez ele consiga se eleger novamente e fazer um trabalho melhor. Os eleitores dele precisam apenas tomar cuidado para entender a chapa dele e não eleger outro em seu lugar (como aconteceu na eleição passada) e que este (o eleito) faça tudo errado na Câmara. Isso, obviamente, vale para todos os candidatos...

Sandra Nunes: (sic) e mesmo o povo tem q ter consciencia quando elege alguem depois de tudo q falou estou com vc e entendi seu ponto de vista continue tentando mostrar para o povo o q existe por trás, em nenhum momento quis te ofender mas me senti no direito de falar certamente vc nao entra pois como vc disse nao deixaria nada debaixo dos panos mas certamente seria um bom candidato com essa maneira de pensar abraços ......continue tentando abrir os olhos do povo ...

**************************

NOTA ao leitores do Recanto: vereadores da Câmara Municipal de Salesópolis/SP. A frase do munícipe está relacionada a assunto abordado em textos anteriores meus (mais recentes), referente ao uso indevido de carros da Saúde para viagem particular, envolvendo a vereadora Deise, seu marido e outros funcionários municipais (é o assunto da mídia televisiva nos últimos dias na região).