A delicia dos erros

Confirmando a teoria de que a felicidade pode ser encontrada nas coisas mais simples, digo que isso pode acontecer inclusive nos erros.

Às vezes descobrir que está errado pode trazer doses de felicidade e um grande alivio. E não falo daquele erro de achar que uma coisa era ruim e depois descobrir que era boa, mas o contrário disso...

Passar dias da sua vida acreditando que uma coisa era muito boa, e depois descobrir que não era nada daquilo que você pensava e que era muito ruim por sinal.

É tudo uma questão de olhar, perceber e principalmente sentir. Descobrir o ruim pode ser muito bom. Apontar de frente nossos próprios erros pode ser melhor ainda.

E isso não acontece apenas com coisas e situações, mas também com pessoas que conhecemos, que convivemos, que nos apaixonamos.

Não conseguimos perder a mania de depois de um primeiro olhar de admiração, montar um personagem ideal através de nossas perspectivas e sonhos.

Olhamos para uma pessoa e algo dentro de nós resolve encasquetar que é aquele alguém que tanto desejamos sempre e então colocamos o personagem criado por nós para atuar no palco do grande teatro é que nossa vida.

Então por dias, meses e talvez anos ficamos ali em nossa imaginação achando que a pessoa está correspondendo as nossas expectativas, que está agindo conforme sonhamos, e mesmo que as atitudes desse alguém sejam totalmente contrárias do que queremos, muitas vezes demoramos a enxergar a realidade. Mesmo que a pessoa ao longo do tempo se mostre o revés de nossos sonhos, um olhar superficial que nossa ilusão cria, não nos deixa ver toda essa verdade e ficamos achando que estamos enxergando o queremos, fantasiando os erros, acobertando as atitudes e desculpando os erros que na maioria das vezes a própria pessoa não faz questão nenhuma de querer desculpas e nem consertar. E pensando bem, no fundo a pessoa está certa, porque se olharmos direito, ela não está errando, ela está simplesmente agindo como sempre, sendo o que sempre foi e conservando sua essência. Os erros estão em nós por tentarmos manipular alguém em nossa imaginação, criando um mundinho aleatório, onde só cabem nossos devaneios.

O difícil é encarar tudo isso, mas é aliviante também, pois só quando descobrimos nossos erros é conseguimos finalmente deixar de sobreviver e passar a viver de verdade.

O contrário de tudo pode nos trazer felicidade também, pois saímos da falsa realidade que criamos e ficamos de alma aberta para receber da vida as coisas reais de verdade, sem devaneios e ilusões.

Se decepcionar com uma pessoa pode nos fazer enxergar outro alguém que estava ali em um cantinho da nossa vida e que não víamos pelo simples fato de perder tempo dando valor a quem não fazia nenhuma questão disso.

Claro que em outras situações a idealização errada não parte apenas de nós, a própria pessoa às vezes para manter seu papel de destaque perante a sociedade encena um personagem, mas isso não nos isenta da culpa, isso apenas ajuda a reforçar nosso erro em idealizar um alguém a sombra de nós mesmos.

Os sonhos podem perder pontos para a realidade. Dizem que ela é na maioria das vezes amarga, mas eu discordo, a realidade pode ser mais doce que os sonhos e vice versa.

Errar além de ser humano é muitas vezes muito bom. Abre novos horizontes, faz amadurecer e ensina a acertar.

Os erros desmistificam os mitos que criamos.

Deby Lua
Enviado por Deby Lua em 21/11/2011
Reeditado em 20/12/2011
Código do texto: T3349100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.