Coração de Estudante

Quero falar de uma coisa / Adivinha onde ela anda / Deve estar dentro do peito / Ou caminha pelo ar / Pode estar aqui do lado / Bem mais perto que pensamos / A folha da juventude / É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos / Desviaram seu destino / Seu sorriso de menino / Quantas vezes se escondeu / Mas renova-se a esperança / Nova aurora a cada dia / E há que se cuidar do broto / Pra que a vida nos dê flor / E fruto
Coração de estudante / Há que se cuidar da vida / Há que se cuidar do mundo / Tomar conta da amizade / Alegria e muito sonho / Espalhados no caminho / Verdes, planta e sentimento / Folhas, coração, juventude e fé.

Eis a análise que expressa o meu pensamento sobre essa canção:

Parte 1 - Quero falar de uma coisa / Adivinha onde ela anda / Deve estar dentro do peito / Ou caminha pelo ar / Pode estar aqui do lado / Bem mais perto que pensamos / A folha da juventude / É o nome certo desse amor

O vigor (força, energia, coragem) e a vontade de realizar mudanças, características que marcam a fase da mocidade, estão sendo destacados. Na fase da mocidade, o entusiasmo pela vida é algo evidente e fascinante. Tal entusiasmo (a folha da juventude, amor) está sendo apresentado, pois ele é o tema da canção.

Parte 2 - Já podaram seus momentos / Desviaram seu destino / Seu sorriso de menino / Quantas vezes se escondeu / Mas renova-se a esperança / Nova aurora a cada dia / E há que se cuidar do broto / Pra que a vida nos dê flor / E fruto

Freqüentemente as aspirações da mocidade são sufocadas. Algumas vezes o entusiasmo dessa fase não é valorizado nem estimulado, mas os futuros adultos não devem desanimar ou desistir, pois eles possuem a responsabilidade de construírem um amanhã melhor do que o momento atual. É fundamental que a mocidade, através de uma educação eficiente somada a uma conscientização do grande valor da cidadania, renove a coletividade, tornando-a mais justa e alegre.

Parte 3 - Coração de estudante / Há que se cuidar da vida / Há que se cuidar do mundo / Tomar conta da amizade / Alegria e muito sonho / Espalhados no caminho / Verdes, planta e sentimento / Folhas, coração, juventude e fé.

Um mundo agradável no qual os homens tenham uma vida satisfatória só existirá cuidando bem da mocidade. Não devemos esquecer que a mocidade possui a semente (amizade, ânimo, bondade, emoção, ideais e sonhos), portanto as folhas verdes (os jovens da atualidade) necessitam bastante de orientação e apoio, porque, dessa forma, elas serão boas plantas (adultos que transformam e realizam), que produzirão excelentes flores e frutos, desenvolvendo, então, uma sociedade verdadeiramente feliz.
Ilmar
Enviado por Ilmar em 08/01/2012
Reeditado em 30/01/2012
Código do texto: T3428863
Classificação de conteúdo: seguro