COMPROMISSO ÉTICO

Compromisso Ético

As religiões forjam princípios éticos baseados em seus dogmas. Elas constituem uma moral própria para aquele grupo. Todo grupo social tem uma moral, desde uma família a um partido ou qualquer tipo de organização. Os princípios de uma organização, de uma instituição, de uma religião ou de uma filosofia tornam-se parte da ética do indivíduo que integra esses grupos e advoga de uma certa visão de mundo, de um sistema filosófico, de uma ideologia. Os indivíduos de uma sociedade podem ter ainda a moral disseminada para além de etnias, tribos, organizações sociais, sendo parte do senso comum e/ou da ideologia da classe dominante. Apesar disso, na sociedade contemporânea em especial existe espaço para que os indivíduos, com base em suas experiências e simpatias filosóficas e ideológicas, constituam seus princípios éticos pessoais. Mas esses princípios devem ser a base de um compromisso firmado pelo indivíduo consigo mesmo e com a comunidade mais ampla que ele integra.

Esses são os princípios que a minha experiência de vida me levou a forjar:

1 - Lutar sempre contra as injustiças.

2 - Amar a Liberdade acima de todas as coisas.

3 - Buscar sempre superar seus limites.

4 - Diante de todo e qualquer problema, buscar soluções.

5 - Fazer o que é certo sempre.

6 - Ter como objetivo vencer seus medos.

7 - Ousar sonhar alto e lutar para realizar esses sonhos.

8 - Respeitar a quem se ama sempre.

9 - Buscar sempre a Verdade.

10 - Jamais renegar a Verdade.

11 - Nunca mentir para o povo.

12 - Nunca se curvar para um tirano.

13 - Nunca ficar indiferente frente às mazelas da sociedade.

14 - Não se calar diante da opressão.

15 - Não se render frente ao inimigo mais forte nem na situação mais difícil.

16 - Nunca fazer concessões àqueles que atacam a Verdade.

17 - Nunca fazer concessões àqueles que corrompem o projeto coletivo, sacrificam o outro e se aproveitam da fé alheia em proveito próprio.

18 - Nunca aceitar a exploração.

19 - Não abdicar de ser feliz dentro do limite ético.

20 - Nunca naturalizar as regras e as hierarquias sociais.

21 - Desrespeitar todas as leis, regras, normas e ordens que contrariem a justiça, a ética e a razão.

22 - Nunca cumprir uma ordem que esteja errada, baseando-se unicamente no princípio da autoridade e do dever.

23 - Sempre respeitar e cumprir as decisões coletivas do grupo a que pertence.

24 - Não mentir para si mesmo.

25 - Viver a vida com coragem.

26 - Manter-se íntegro mesmo diante do maior sofrimento.

27 - Respeitar todas as coisas vivas.

28 - Não tolerar o preconceito e a discriminação.

29 - Respeitar a individualidade de cada um.

30 - Buscar a autorrealização plena no pleno desenvolvimento de suas potencialidades e na luta coletiva pela felicidade geral.