Natural conhecimento

Tenho conhecimento claro de que não sou dono da verdade, e entendo também que minha interpretação possa estar errada ou mesmo contaminada por preconceitos pessoais, mas isto não retira de mim o direito de possuir uma interpretação do universo e do natural, e eu a tenho, e busco baseá-la em evidências mínimas, buscando estar minimamente alinhado a conhecimentos científicos que creio possuir, tentando estar sempre aberto as refutações.

Entendo como natural tudo aquilo que possa ser elegível direta (Ciência experimental) ou indiretamente (Ciência teórica) a estudos científicos. Natural não é necessariamente aquilo que podemos eleger filosoficamente como passível de discussão científica, mas sim aquilo que realmente podemos eleger para foco de estudo científico.

Entendo como sobrenatural ou supernatural aquilo que podemos eleger filosoficamente para discussões, mas que não seja passível de estudos científicos, ou que não seja passível de refutações, ou mesmo que já tenha sido refutado por ciência séria, não pseudociência.

O Natural está para o científico (conhecimento) assim como o sobrenatural ou o supernatural está para as crenças não passiveis de validação de verdade e a pseudociência.

É natural tudo aquilo que atua exclusivamente no escopo da natureza, seja energia, matéria, energia escura, matéria escura ou algo novo a ser ainda descoberto, ou que destes seja imanente, mas que seja totalmente passível de sofrer foco e escrutínio científico (Ciência = conhecimento), esteja isto em nosso ambiente espaço temporal, ou em outro escopo dimensional (unicamente caso venha ainda a ser comprovado: novas dimensões), ou esteja isto neste universo ou em outros (multiverso: unicamente caso venha a ser comprovado), mas que responda apenas e tão somente as regras, leis e princípios naturais, não dependente de vontade ou atuação de nenhuma entidade fora do escopo da própria natureza.

É obvio que entendo que o conhecimento natural extrapola em muito o conhecimento atual, mas isto não faz deste desconhecimento algo sobrenatural ou supernatural.

Creio que existem crenças e que existem verdades, quando ambas se sobrepõem existem as crenças verdadeiras, destas (crenças verdadeiras) apenas um pequeno subconjunto pode ser avaliado como conhecimento ou como ciência. Mas este conhecimento é uma ínfima parte de todo o conhecimento possível, posto que as verdades são em número quase infinito.

O conhecimento é como que uma ilha, bela e de rica fauna e flora, mas incrustada na imensidão de um infinito mar do desconhecido. O perímetro natural entre a ilha do conhecimento e o grande mar do desconhecido é muito dinâmico e muitas vezes revolto e perigoso. Mesmo a terra firme da ilha do conhecimento é continuamente pontilhada por intempéries e cataclismos. Terremotos, vulcões, furacões, tsunamis, incêndios, choques de asteróides, chuvas fortes do desconhecido agitam a falsa tranqüilidade do conhecimento e muitas vezes modificam sua estrutura e sua característica.

Esta ilha cresce continuamente como uma ilha vulcânica, novos conheceres, muitas vezes obtidos sobre certa tormenta para o conhecimento estabelecido fazem nossa ilha do saber crescer continuamente. Quanto maior nossa ilha, maior é o perímetro com o mar do desconhecido e assim quanto mais eu sei, mais certeza tenho de que o desconhecido é também maior.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 23/01/2012
Código do texto: T3457625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.