Vivo uma e somente uma realização do viver.

Vivo uma e somente uma realização do viver.

De um eu que eu nada era, para um eu que eu nada serei um dia, experimento uma única, temporal e fatal ocorrência do viver. Desta forma sobram-me apenas uns poucos anos para aprender a amar e construir minha humanidade.

Desta vida que urge em passar, presente a presente, cabe-me buscar alguma felicidade, passageira que seja como uma corrente de ar, mas factível como a sensação da brisa em nossa face. Se não posso ser feliz por completo, posto que me envergonharia de tal, frente ao sofrimento de tantos irmãos, e em especial do sofrimento de crianças e jovens largados a sorte do abandono social, posso pelo menos experimentar momentos de alegria e de felicidade, sabedor que estes momentos sempre ousarão em me abandonar.

Talvez os sábios sejam mais felizes, mas sinceramente não creio em sábios, pelo menos não conheço nenhum, e se a felicidade vem as custas de uma omissão de minha responsabilidade como humano social, renego esta felicidade. Felicidade contemplativa pode ser boa, mas imprópria frente ao caos social do qual somos também peças ativas.

Talvez falte-me inteligência, aquela inteligência que permite a religiosos e místicos crer em um algo antes e em um algo depois. A sorte ou o azar não me proveram de tal inteligência, mas com a que tenho, me esforço por estudar e aprender um pouco a cada dia da maravilhosa natureza que nos cerca e nos compõe. Apenas consigo ler nas páginas imanentes desta natureza que muito amo e venero, e nesta leitura apenas vejo o presente como único e eterno veículo, enquanto parte biológica e mental, desta experimentação da natureza.

Como animal, percebo que a humanidade deve ser construída continuamente, algumas vezes com nossa própria desconstrução, parcial que seja. Esta humanidade é aquilo que nos diferencia de outras espécies, não por ser melhor, mais nobre, ou mais evoluída, mas tão-somente por ser um nicho biológico que acabamos aleatoriamente ocupando no desenrolar, sem planejamento, da evolução biológica.

Como animais e como humanos temos o direito e o dever de buscar alegria e felicidade, desde que estas não sejam unicamente minhas, e nem a qualquer custo. A felicidade deve ser minha enquanto, pelo menos, também sirva minimamente ao corpo social que compomos. Me rogo apenas o direito de escopar a felicidade como uma maximização da felicidade do maior número possível de pessoas, na maior área geográfica possível, por um maior espaço de tempo possível.

Como um pouco epicurista acho digno e verdadeiro a busca de felicidade e prazer desde que não ofendam, melindrem ou firam a dignidade de nenhum outro ser vivo. Não falo apenas dos homens, mas entendo que a minha felicidade não pode restringir-se somente a meu viver, ou somente aos meus amigos e familiares, mas devem respeitar a natureza viva como um todo, e indiretamente respeitar a natureza geológica enquanto esta seja suporte de vida para seres outros.

Apesar de ser um ser múltiplo e complexo, vivo uma e somente uma realização do viver

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 28/01/2012
Reeditado em 28/01/2012
Código do texto: T3466032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.