Fé na Educação

Fé na educação para mim é valorizar instrutores e mestres, é investir em infraestrutura operacional de apoio e de logística, é ter mais bibliotecas e laboratórios, é oferecer acesso a mais e melhores livros escolares ou não, é motivar os alunos e familiares pela acumulação de conhecimentos, é abrir a mente de crianças, jovens e adultos a curiosidade, pois entendo ser a curiosidade e a motivação, apoiado por bons mestres, laboratórios e livros, com boa infraestrutura de escola, transportes e moradias, aclimatados em um ambiente social digno e equilibrado, o motor e a mola mestra que permitirão o grande salto na transformação de nossa sociedade através da transformação de nossas crianças de hoje em hábeis pensadores, bons críticos, lógicos racionais, capazes de pensar e terem vontade própria, podendo assim elevar nossa sociedade a um nível onde nossa humanidade possa ser plena.

Ter fé na educação não deveria ser trazer para esta o místico e sim elevar o nível de instrução e cultura de nosso povo e devolver a todos o compromisso com a dignidade humana e com a justiça social.

Ter fé na educação é ter consciência de que a educação começa fora da escola, e continua depois dela, com uma família equilibrada, com um ambiente social equilibrado, com moradias minimamente dignas, com alunos, mestres e pais motivados e com a percepção por parte do alunato, sejam estes crianças, jovens ou adultos, que o mundo está realmente aberto e disponível para eles, e que é a educação completa e de alto nível que os permitirá ser parte ativa desta sociedade e não apenas párias a margem da sociedade que compõem.

Fé na educação não é trazer o imponderável (certo de que o imponderável existe), e nem mesmo o transcendental e místico enquanto sequer atingimos o mínimo no ensino que realmente é mister investir.

Fé na educação é aprofundar o estudo de leitura e interpretação na tenra idade, posto que entender é hoje uma das maiores falhas que percebo, e que acaba por afetar todas as outras disciplinas. Muitos têm enorme dificuldades em matemática, física, ciências em geral, história e biologia, entre outras disciplinas, simplesmente porque sabem ler, mas não sabem interpretar o que leem. Como eles estarão aptos para interpretar a vida como um todo? Acabarão por estar a reboque das “autoridades” nos assuntos que não entendem e a serem meros seguidores dos governantes e das mídias de forte penetração, acabarão por serem facilmente convencidos e dirigidos por bons oradores sejam eles políticos, religiosos ou laicos.

Não desejo minimizar a importância da gramática e da ortografia, mas acabamos por não dar o devido valor a interpretação de textos e pessoalmente entendo, sem desejar ferir ideologias de ninguém, que bem interpretar é muito mais necessário para o crescimento mental e intelectual. Hoje acabamos preparando pessoas que podem até bem falar e escrever, mas que muitas vezes o bem fazem sem conteúdo. Talvez isto seja melhor para o estado e para outras instituições, mas não para o ser humano integral capaz de interagir ativamente com a sociedade e com a natureza. A arte e a ciência de bem interpretar é uma porta para o bem pensar, bem argumentar e bem coordenar suas ideias e seus planos.

Minha fé na educação passa pela formação de seres humanos completos e íntegros, que vão da curiosidade a revolta, que vão da capacidade argumentativa até o bem planejar, que vão de bons pensadores a revolucionários, que vão de cientistas a humanitários, que vão de bons filhos a grandes pais, que vão de destruidores de preconceitos a reformadores sociais, garantindo assim um mínimo de saúde social para todos.

Ter fé na educação é amar a liberdade, mas amar mais ainda o respeito a liberdade de todos, é ter a certeza da democracia como meta e ter a consciência que não sou dono da verdade e que outros poderão ter ideias muito melhores. Ter fé na educação é estar preparado para abrir mão de minhas crenças sempre que novas evidências se sobrepuserem a ela, é estar de mente aberta para o novo, não porque seja novo, mas pela verdade que possa trazer, é amar profundamente a vida e seu conceito, para que jamais esqueça de agir pelo amor a essência da vida, minha, de meus filhos e de todos os demais.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 28/01/2012
Reeditado em 28/01/2012
Código do texto: T3467370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.