SEITA

A conotação pejorativa da palavra seita foi atribuída pelos seres humanos. Estes mesmos é que costumam adotar palavras chaves para demonstrar menosprezo por outros seres humanos, querendo sentirem-se superiores. Por exemplo: os gregos e romanos, com o fim de menosprezar os estrangeiros os chamavam de bárbaros (barbaroy), querendo dizer que eles nem sabiam falar, por isto grunhiam como os porcos. À mulher que se quer menosprezar se chama vadia, ao homem, vagabundo, aos pobres, marginais, aos simples, analfabetos, aos advogados, mentirosos, aos pedreiros, bêbados, aos médicos, açougueiros, aos pastores, ladrões e aos negros, se chama de sujo e se fazem piadinhas maldosas. Mas tudo isto se faz com imensa profundidade preconceituosa, porque o preconceito aí está destituído do mínimo conhecimento, ou mero raciocínio sobre a expressão em uso. Primeiro porque é preciso conhecer os caracteres que configuram cada palavra, como seita, por exemplo, que o Cristianismo inicialmente foi enquadrado como tal. Etnologicamente, seita é uma crença que ainda não foi estabelecida, talvez como uma instituição, ou que não tem uma fundamentação aceita universalmente.

Mas como se estabelecer uma crença? Seria através da aprovação de uma sociedade, de um grupo de pessoas, de um grupo de clérigos? E qual é a fundamentação aceita universalmente?

Em verdade não existe tal fundamentação, pois mesmo a Bíblia não é aceita por boa parte da humanidade. E mesmo que fosse, a maioria das denominações cristãs não suportam uma investigação acurada da Bíblia sem que sejam banidas do cristianismo pelas palavras sagradas. Nem mesmo o judaísmo é autenticamente bíblico. Logo, a atribuição seita usada correntemente se gera pela opinião de alguns clérigos que entendem que determinadas doutrinas, das quais eles discordam, de certas denominações, não se enquadram no perfil que eles atribuem à religião a qual eles entendem que pertencem.

Por exemplo: "evangélicos". Uma denominação por eles entendida por seita não é evangélica, mas somente em sua opinião particular, não obrigatoriamente na opinião da Bíblica, pois se fosse pelas Sagradas Escrituras a maioria dos cristãos seriam decretados seitas. No caso dos católicos, dizem que todo não católico é pagão, desconhecendo que adorar ídolos e imagens, bem com batizar criancinhas, são as práticas pagãs mais características, o que os livros de história bem confirmam.

Portanto, a definição de seita depende do ponto de vista e quem atribui a palavra a alguém, dependendo de como o que atribui olha para si mesmo.

Wilson Amaral

Wilson do Amaral
Enviado por Wilson do Amaral em 16/01/2007
Código do texto: T349207