Corpo e Movimento - parte 1

“A linguagem dos gestos se traduz para o entendimento dos povos” W. Bambirra

Quando falamos de corpo ou de movimento automaticamente fazemos referência à dança e/ou ao teatro. Mas antes de falarmos sobre as questões que envolvem a consciência corpórea do ser humano, vamos resgatar em nossa memória o que significa teatro e dança.

Popularmente falando, poderíamos descrever estas duas manifestações como duas vertentes artísticas destinadas ao entretenimento, correto? Sim, é verdade, mas não é só isso.

A dança e o teatro (apesar de serem estudadas separadamente) são duas categorias que nasceram e cresceram juntas. Muitos autores afirmam que tudo começou nas sociedades primitivas, nas quais os homens sentiam a necessidade de compartilhar com outras gerações os fatos daquele tempo. Como não havia o surgimento da escrita, os indivíduos passaram a representar a história da sua tribo, dos deuses ou até das situações diárias, através de gestos, dos movimentos e dos sons para relatar uma informação. Até hoje existem culturas que ainda fazem uso destes artifícios, principalmente em rituais religiosos.

É claro que assim como outra arte, a dança e o teatro foram adquirindo novos aspectos ao longo do tempo, passando por várias fases consideradas boas e ruins, de sucesso ou declínio. Em muitos lugares perderam o caráter religioso e passaram a ter uma identidade artística.

Hoje no Brasil existem milhares de grupos que dedicam sua vida à dança e/ou ao teatro, são grupos que levam estas duas artes como profissão, que diariamente ensaiam, compõe ou produzem incansavelmente um espetáculo para o público.

O reconhecimento do artista ainda é, em muitos lugares, complicado. Afinal, muita gente ainda tem a visão de que fazer arte é sinônimo de hobbie e não de profissão.

MayaraS
Enviado por MayaraS em 11/02/2012
Código do texto: T3493060
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.