Devo viajar para o exterior mesmo com baixo nível de inglês?! Go or not to go? That’s the question!

Em primeiro lugar, a decisão é sempre sua. A reflexão que faço é de alguém que já quis muito ir e que sempre soube que era melhor esperar o momento certo. Esperou quanto? Até ficar praticamente fluente em inglês. Muito amigos meus foram com baixo nível ou nenhum, dependendo do tempo que ficaram no exterior é claro, voltaram com um nível mais ou menos elevado. O problema é: sempre perderam meses valiosos com o verbo to be, tempos verbais e vocabulário básicos. Todos sabemos que perambular por um país de possibilidades com conhecimento básico de língua é um desperdício, perde-se muita coisa, fica muito pra trás.

Meu argumento é de que uma viagem deste tipo é como uma corrida. Independente de ir cedo ou tarde, certamente, o estudante de inglês vai chegar lá, vai aprender! Porém, o que vai com um nível baixo, apresentando dificuldades básicas, acabará não notando os detalhes, o mar, as flores, os fotógrafos, o pôr do sol, as placas, entre outras coisas. Percebe? Minha metáfora é clara, quando não se é bom corredor temos de nos preocupar focando a atenção para a corrida, o movimento básico das pernas e pés, enquanto um bom corredor poderá desfrutar tudo, não tem de se preocupar com o básico, pode admirar o sol, os pássaros, o chão onde pisa, os prédios, as árvores, e principalmente a corrida inteira, quer dizer, sua viagem!