Masturbação

Leio e resumo da wikipédia: "A masturbação é o ato da estimulação dos órgãos genitais, manualmente ou por meio de objectos, com o objectivo de obter prazer sexual, seguido ou não de orgasmo, sendo uma prática sexual não-penetrativa. [...]

"O termo foi usado pela primeira vez pelo médico inglês e fundador da psicologia sexual, Dr. Havelock Ellis, em 1898. ['manus', mão, + 'turbari', esfregar: 'esfregar com as mãos'.]

"A masturbação é observada em muitas espécies de mamíferos, especialmente nos grandes primatas. Na espécie humana, a masturbação é comum em ambos os sexos e em uma larga faixa etária [...]. O ato da masturbação é socialmente condenável em algumas culturas, embora não seja uma doença e nem cause doenças."

...

Socialmente condenável? Não propriamente por condena social, mas por condena moral, religiosa... A masturbação, chegou a dizer-se, faz com que o cérebro se torne líquido, produz loucura sem remédio... etc., etc.

Pergunto-me os motivos dessas mentiras dissuasivas que perdiam toda a força enquanto as pessoas percebiam que nenhum desses males sobrevinha ao ato prazeroso. Ainda que também causavam graves angústias aos crentes nelas.

Mas pergunto-me sobretudo pela recusa ao prazer que, desde tempos relativamente próximos, incutiam nos jovens clérigos e laicos de confissões determinadas.

E acho (nem sei se como resposta, uma resposta) a curiosa coincidência entre essa nova doutrina e a expansão do capitalismo: Será certo aquilo de que o emocionalmente inseguro é fácil carne de escravatura?