Quem já sofreu entende

Um segredo sobre mim: tenho uma certa preferência por homens que já sofreram. Não sei bem se o termo certo é preferência, talvez funcione mais como empatia ou atração. Louco né? Bem minha cara. Explico.

Já passei por tanta coisa nessa vida. Sofri muito. E nem to falando de sentimentalismo. To falando de uma infância difícil, de falta e de feridas abertas por palavras ferinas; das coisas conquistadas com luta e suor; da maturidade precoce. E agora sim, de sentimentalismo. To falando de frustrações amorosas também. Todo mundo passa por isso, eu sei. Mas tenho pra mim que algumas pessoas lidam melhor com relacionamentos. Não é o meu caso. Sou péssima nessa coisa de eu e vc. Adoro a ideia, mas sou péssima em lidar com um positivo e operante “nós”. Parece que sempre dou um jeito de estragar a coisa toda. Ou nem sou eu, mas sempre acho que fui eu. Isso não é saudável, vc talvez esteja pensando. Ôooh como eu sei que não viu. To aprendendo, tenhamos esperança. Deus já transformou tanta coisa em mim, isso é só questão de tempo.

Olho pra algumas pessoas da minha convivência e a forma como elas tratam os outros e vivem as circunstâncias. Não dão valor a nada. Nada lhes desperta. Nada lhes toca. Não sei se por medo de sofrer ou como medida pós-sofrimento. O fato é que vivem meio que engessadas pra os sentimentos. Intocáveis, sabe? Não acho graça nisso. Pra tudo existe superação, pra tudo existe o amor de Deus!

A pessoa que já sofreu, e não deixou o sofrimento a reduzir a um ser rabugento e pessimista, sabe dar muito mais valor a vida. E mais, às pessoas. Quem já passou falta dá valor ao que tem hoje, mesmo sendo pouco e simples. Quem já chorou muito dá valor a um momento de alegria. Quem já sofreu a frustração de um relacionamento sabe dar mais valor quando encontra uma pessoa que a faz esquecer o passado e os dias ruins.

Não me julgue por gostar de abraços, amar sorrisos, defender os desprezados, chorar pelos desesperançados, ou gostar de comer bem. Vc talvez não saiba nada sobre mim.

Sei o quanto escrever sobre esse papo de “já sofri mto na vida” é clichê e tal. Mas esse foi o meio que escolhi pra te explicar que: quem já sofreu entende, e dá valor.

Jordana Sousa
Enviado por Jordana Sousa em 22/03/2012
Código do texto: T3570333