O terror causa espanto nas páginas do Recanto

O terror causa espanto nas páginas do Recanto

Quase todos os dias, faço a minha visitinha aos amigos do Recanto, para ver tudo que foi publicado no dia (quando é possível, é claro). Depois de ler e fazer alguns comentários para aqueles que me chamam a atenção, geralmente olho os que estão em destaque na semana, aqueles que são os mais lidos. Alguns se justificam pelo conteúdo ou pelo interesse que o assunto abordado desperta na maioria das pessoas, mas alguns eu não entendo como foram parar lá. Não quero questionar a capacidade literária de ninguém, a liberdade criadora encontra espaço aberto em suas páginas. O que me admira é o gosto do leitor. Vejo textos excelentes sendo publicados, assuntos polêmicos sendo discutidos, analisados com o máximo de profundidade e conhecimento e que, no entanto, têm pouquíssimas leituras. Não que o Recanto tenha como objetivo sair selecionando ou divulgando o que vale ou não vale a pena ser lido. Mas que é decepcionante a gente ver textos tão vazios sendo o destaque da semana, cheios de erros ortográficos e de concordância, a maioria com enfoques apelativos com os escândalos da semana, isso é. Então, o meu desencanto não é com o Recanto, mas com a falta de compromisso com a linguagem de quem escreve e com a pobreza cultural de quem lê, na maioria escolhendo os textos mais curtos e menos elaborados. Se formos analisar o estilo, veremos que atualmente o que está em alta são os contos de terror. E quando um desponta entre os mais lidos, lá se vão os aventureiros aderindo à moda e a página fica repleta deles. Alguns de qualidade, mas outros, o único terror que estampam é o deles próprios, um terror em produção textual. Que me perdoem aqueles que se aventuram por esses caminhos, mas deveria haver mais respeito com a literatura brasileira e mais preocupação com a forma, conteúdo e correção gramatical, antes de se publicar suas obras. Afinal, revisar é o primeiro passo para quem pretende ingressar no mundo da literatura.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 27/03/2012
Código do texto: T3578988